quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Kiss Rio acabou de iniciar os testes de seu sinal no final do dia 5 de fevereiro



    Como acabou de divulgar o Editor chefe do blog da Kiss FM Rio de Janeiro, Marcelo Delfino,  Radio Kiss Rio (Sistema Radiodifusão de Sertãozinho Ltda) acabou de entrar no ar no começo da noite do dia 5 de fevereiro de 2014:


     "5 de fevereiro de 2014 entrou para a história do rádio carioca. Entrou no ar ontem no fim da tarde o sinal de teste da Kiss FM 91,9 gerado a partir do parque de transmissão do Morro do Sumaré, com antena instalada na torre da Ideal TV (ex-MTV Brasil) e transmissores de 35 kW, mas que trabalharão no máximo com 30 kW de potência autorizada e poderão operar nesses testes iniciais com apenas 5 kW. Segundo relatos de ouvintes em postagem anterior, a qualidade do som ainda é de 56 kbps, mas sem chiados ou ruídos. Isso no Méier. Em Vila Isabel também é possível sintonizar a rádio. No Engenho de Dentro também, mas é possível perceber algumas falhas características de som digital em arquivos MP3 de 56 kbps. Além disso, o sinal carioca corta os intervalos da programação, que por enquanto está sendo gerada pela matriz paulistana. Mas é possível ouvir nos intervalos algumas vinhetas locais, fazendo referência aos 91,9 MHz. Em outras vezes, o intervalo ainda é mudo. Os testes deverão continuar nos próximos dias.

      O que interessa é que, finalmente, nós do Rio de Janeiro podemos agora dizer: seja bem vinda ao Rio de Janeiro, Kiss FM! Estaremos aqui apoiando, escutando, incentivando, divulgando e até criticando construtivamente, se for necessário. O blogue fica, desde já, à disposição para comentários dos leitores e dos ouvintes. Também começaremos a publicar postagens e comentários sobre a programação.

 "
      Inicialmente ela entrou com 5kw e com programação gerada a partir da matriz paulista, a Kiss SP 102,1. Por enquanto ela ainda não vai colocar os 30kw no ar por dois motivos. Primeiro, o estúdio ainda está em obras e porque ela ainda está finalizando questões burocráticas em relação a sua entrada no ar e a sua potência.
    Sobre a plástica e programação, a Kiss será como na matríz, mas com uma diferênça na programação local: a sua locução será majoritáriamente feminina ou completamente feminina. Esse era o projeto dos diretores da Kiss no Rio em 2011 para sua filial, onde a programação seria majoritáriamente local. A principal inspiração desse estilo de programação local seria a saudosa Antena 1 Rio, que embora pertencesse a matriz paulistana, teve programação completamente independente da matriz e com a locução 100 % feminina, o que acabou se tornando sua principal marca durante toda existência e deixando saudades nos cariocas junto com a sua excelente programação. Tudo isso inspirou os diretores da Kiss neste sentido, uma vez isso geraria os mesmos diferenciais que a Antena 1 teve e com uma vantagem, com rock. E como se misturasse Antena 1 Rio com Fluminense 94,9 ( duas saudosas) . Resta saber se este projeto de programação majoritáriamente local com locução feminina ainda está de pé, uma vez que este projeto foi citado em 2011 e de lá para cá muita coisa pode ter mudado.  Tomara que implementem.
      Tal entrada no ar da Kiss além de trazer benefícios para os ouvintes, também mexeu com a concorrência. O sistema Radio Cidade do Rio de Janeiro decidiu reativar a Radio Cidade 102,9 após vários meses de indefinição. Desde que a Biz Vox entregou a frequencia de volta para a Cidade e franquia da Jovem Pan para homônima paulista, os 102,9 viraram um vitrolão pop. Apesar de ter virado um vitrolão, ela fez sucesso, a ponto de a apresentadora do RJ TV, Mariana Gross elogiar e divulgar a radio vitrola na sua conta no Twitter. Mais como a Kiss já começou emfim a chegar, a Cidade resolveu se mexer e voltar ao seu canal depois de quase 10 anos. A Radio Cidade será reinaugurada em março, provavelmente no dia 1 de março, aniversário do Rio de Janeiro.
    A entrada da Kiss no ar representa uma grande vitória não apenas para Tais Abreu ( filha do Sr. Paulo Abreu), diretora da rádio, mas uma vitória para os cariocas e fluminenses, pois ha muitos anos os moradores desta cidade e da região metropolitana, não tinha mais acesso a uma programação de qualidade, sobretudo no seguimento rock. E no seguimento Rock, o Rio de Janeiro não tinha mais acesso desde 1994, ou seja, desde do fim da Fluminense Fm. Para não dizer que não tinha mais acesso, a Fluminense chegou a voltar como roqueira entre 2002 e 2003, mas depois desistiu de vez do seguimento. Ainda sim ainda tinhamos como opção a Radio Tribuna 88,5 de Petrópolis, que embora pegue bem em alguns bairros do Rio, não tem uma cobertura tão boa e não é mais total ou majoritáriamente roqueira. E fora do seguimento rock, o Rio perdeu várias radios importantes como a própria Fluminense, Alvorada, Antena 1, Globo FM, RPC, Nacional, Tropical, Manchete e Estácio. Isso para os cariocas foi um duro golpe e afastou os mesmos do rádio, uma vez que muitas foram arrendadas e as outras que eram concorrentes destas senão se acomodaram em suas programações, apelaram para programações de baixa qualidade. Com a chegada da Kiss, o carioca recupera uma pequena parte da programação de qualidade que perdeu nos últimos 25 anos.
     Agora cabe a nós ouvintes e fãs da Radio comemorar este grande feito, que foi suado e sofrido e que por muito pouco não sucumbiu. Mais Deus foi grande e não permitiu que isso acontecesse. Foi muita luta, muita idas e vindas, muitas conspirações contra, mas vencemos. Agora vamos celebrar este grande feito.

 E QUE VENHA E SE ESTABELEÇA A KISS 91,9 RIO DE JANEIRO ZYU 236!
UM ABRAÇO A TODOS!

Nenhum comentário: