quinta-feira, 21 de junho de 2012

Site permite consultar e compartilhar dados sobre línguas que podem sumir. Empresa diz que até 2100 existirão apenas 50% dos idiomas de hoje.

  
Site permite consultar, compartilhar e adicionar informações sobre idiomas que estão sumindo (Foto: Reprodução) 
Site permite consultar, compartilhar e adicionar informações sobre idiomas que estão sumindo (Foto: Reprodução)
O Google anunciou na quarta-feira (20) o lançamento de um site criado para facilitar a preservação das línguas em perigo de extinção.
"A documentação de mais de 3 mil línguas que estão à beira da extinção é um passo importante para preservar a diversidade cultural, honrar a sabedoria de nossos idosos e dar poder aos jovens", explica o Google.
O Google pretende transferir a gestão do "Projeto Línguas em Perigo de Extinção" dentro de alguns mees para um laboratório universitário, o Instituto de Tecnologia e Informação de Línguas da Universidade de Michigan e o Conselho Cultural dos Povos Originários.
O site "Endangered Languages" (clique aqui para acessar) tem versão em português e permite que os usuários consultem, pesquisem e compartilhem amostras de idiomas que estão em risco de sumir. O site afirma que apenas 50% das línguas faladas atualmente estarão em uso até o ano de 2100. "O desaparecimento de um idioma significa a perda de informações culturais e científicas valiosas e pode ser comparado ao desaparecimento de espécies", diz o site.
O Google informou que este projeto recebeu fundos de sua divisão filantrópica, o Google.org, e convidou outras organizações a somar-se a este esforço.

G1

Nenhum comentário: