domingo, 25 de março de 2012
Sobre Chico Anysio
Nesta última sexta-feira, dia 23 de março de 2012, perdemos um dos melhores artistas múltiplos do país, Chico Anysio. Ele era locutor, diretor, ator, humorista e etc. Todas estas funções feitas com brilhantismo e talento.
Criou personagens inesquecíveis como Alberto Roberto,Prof.Raimundo,Vampiro Brasileiro, Jovem, Salomé, Bozó, Tim Tones e tantos outros. No cas do Tim Tones, este foi uma verdadeira profecia em plena década de 80, pois mostrava como seria o quadro religioso e social que viria ser muito comum nas décadas seguintes, a picaretagem religiosa. Este personagem foi criado como sátira aos telepastores americanos como Jimmy Swaggarr, Rex Humbard e ao lider religioso Jim Jones, que fez com vários seguidores se suicidassem junto com ele.
Duas curiosidades, Chico Anysio concorreu num campeonato de locutores de rádio na década de 50, onde ficou em vice, tendo como campeão, nada mais nada menos que Sílvio Santos, o que serviu de amostra para o talento de ambos nos anos seguintes, ele como grande artista múltiplo e o último como um empresário, apresentador bem sucedido e querido dos brasileiros. A outra, é que ele foi casado com Zélia Cardoso de Melo, que como todos já devem lembrar bem, foi uma das causadoras de uma crise econônica no Brasil que fez com que o ex-presidente Collor, hoje senador, fosse deposto. Tanto esta lembrança é negativa que até com seguranças no velório do ex-marido ela teve que ter, pois ainda nos dias de hoje há quem queira lincha-la. Isso abalou muito a reputação deste grande artista.
Agora uma coisa tem que ser pensada sobre a morte deste brilhante homem e que talvez muitos estejam pensando neste momento: a falta de pessoas brilhantes e talentosas para substituir não apenas Chico Anysio, mas todos os artistas e humoristas que já morreram. Desde a morte deles, surgiram poucos humoristas de valor para substituir a altura os que se foram. Destes poucos, um morreu há cinco anos, que foi o Claudio Bessermam Viana, o Bussunda, a dupla Hermes e Renato e Marcelo Adnet. Tirando estes, não há nenhum que preste e que tenha o talento dos que já se foram. A maior prova da falta de reposição e da ausência de talentos é a Praça é Nossa, que quando tinha Ronald Golias, Roni Cocegas, Lilico, Rony Rios, Jorge Lafond (humorista da nova geração, também falecido e que denunciou a verdadeira personalidade de Renato Aragão) e Consuelo Leandro, era um programa imbatível em termos de humor e audiência. Conforme foi morrendo cada artista deste programa, não foi feita a reposição a altura dos talentos que iam morrendo, embora os que tivessem vivos ainda segurassem o humor e a audiência do programa. Por fim todos os atores talentosos daquele programa morreram e agora só sobraram artistas e quadros sem graças, se utilizando de forma até abusiva de piadas de duplo sentido e de belas modelos, em alguns caso, em trajes sensuais. Resultado: perda de audiência e risco de ser tirado do ar.
O mesmo aconteceu com o Pânico que começou muito bem e com um humor inteligente. No final perdeu a graça e começou a abusar de pornografia, mulheres semi-nuas, ataques a artistas e etc.
Já o Casseta e Planeta, quando o Bussunda era vivo, era excelente, porém com a morte deste, se perdeu. No final estava sem graça e tinha virado uma trincheira da Globo para fazer ataques politicos ao governo federal.
Como vocês puderam perceber, há uma falta de talentos no humor e isso é resultado da sociedade em que vivemos, onde quem nasceu da década de 70 pra cá, não teve uma criação crítica e pensante como os hoje falecidos artistas tiveram nas épocas que eram jovens, as décadas de 40,50 e 60. Eram épocas em que a sociedade de consumo era menos voraz, onde as pessoas eram menos individualistas, onde não se tinha tanta facilidade e tecnologia como há hoje. A impressão que se tem é que quando se vive num local ou época, onde se falta as coisas, as pessoas são obrigadas a desenvolverem na marra seus talentos e criatividades. De situações como essas é surgem os talentos, aqueles que vão revolucionar a sociedade. Já quando se vive num mundo ou época de facilidades como hoje, o ser humano tende a se acomodar e dessa forma, talentos deixam de surgir em menor número, situações absurdas deixam de serem questionadas. E claro, sem educação (aquela que os pais dão a nós em casa desde que nascemos) e instrução (a dada pelas escolas e universidades públicas e privadas e erroneamente confundida com a educação) faz toda a diferença. Sem ela, temos este quadro negativo que temos hoje, onde o jovem pensa pouco, é individualista e pouco criativo.
Vale lembrar que este quadro não ocorre apenas no humor, mas em várias áreas profissionais como na politica, comunicação (onde ocorrem graves erros de português nos jornais e sites),educação, música, literatura,arquitetura e etc. As únicas áreas que não estão passando por isso é na Informática, nas Exatas e nas Biológicas. Tirando isso, não há reposição a altura.
Que este texto sirva de reflexão sobre o atual quadro do nosso pais e do mundo, onde há uma total falta de referenciais em diversas áreas do conhecimento e do talento humano e cujo os resultados já estão sendo colhidos atualmente, onde o jovem não pensa, da excessivo valor a coisas futéis e o pior de tudo, é facilmente manipulavél por situações e pessoas oportunistas. Ainda é possivel corrigir isto a tempo, com educação e instrução de boa qualidade.
Voltando ao saudoso Chico Anysio, este vai deixar muitas saudades. E que Deus o ilumine aonde ele estiver. Saudades eternas!
quarta-feira, 21 de março de 2012
Uma nova guerra fria começa a surgir, por enquanto no radio
A China começa a ocupar agora as posições que antes eram da URSS, com a diferença de que a primeira possui os EUA em suas mãos (a ponto de te-los como seus devedores), ao contrário da última. Dessa batalha só o tempo vai dizer o que vai resultar.
Guerra Radiofônica nas ondas curtas – China x CIA (EUA)
De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB dos
Estados Unidos de 14,4 trilhões de dólares representa 24% do produto
interno bruto mundial no mercado de câmbio e quase 21% do produto
interno bruto mundial em paridade do poder de compra (PPC).
Os Estados Unidos são o maior importador e terceiro maior exportador de bens, embora as exportações per capita sejam relativamente baixas. Em 2008, o déficit comercial total dos E.U.A. foi de 696 bilhões de dólares.
Canadá, China, México, Japão e Alemanha são os seus principais parceiros comerciais. Em 2007, os veículos constituíam-se como líderes e principal produto de exportação do país.
E o mais interessante dessa história é que a China é o maior detentor da dívida externa pública dos E.U.A.
Depois de uma expansão que durou pouco mais de seis anos, a economia estadunidense entrou em recessão desde dezembro de 2007.
E mesmo a China sendo um parceiro estratégico para os americanos, e vice e versa, observamos uma guerra radiofônica não declarada através das ondas curtas do radio.
Desde a Segunda Guerra Mundial, passando pela Guerra Fria, os americanos a exemplo dos alemães e então países do bloco Soviético utilizaram a radiodifusão internacional como instrumento de propaganda ideológica e de guerra.
Porém, com o fim da Guerra Fria, um grande número de estações governamentais foi desativado.
E a China começou desde então a ocupar as lacunas da radiodifusão internacional…
Em primeiro lugar, a China dominou as transmissões de radio em ondas curtas, através de suas emissoras regionais, como a CNR1 transmitindo em mandarim, e através da CRI (China Radio International) em diversos idiomas para todos os continentes, incluindo logicamente o inglês e o português, assim como o farsi, para a região da Pérsia ( Irã ), em dialetos africanos e todos os idiomas que podemos imaginar.
E o detalhe, utilizando todas as faixas de frequências desde os 60 metros até 13 metros, dia e noite.
Mas também desde a Guerra Fria, a CIA – Central Intelligence Agency – utiliza os transmissores da VOA ( Voice of America ) para produzir conteúdo radiofônico não só para a China – através da Rádio Free Asia – que transmite em mandarim, mas utilizando a Radio Farda, que transmite em farsi para o Irã, a Radio Free Afaghenistan, a Radio Martir, em espanhol para Cuba e assim em diversos outros idiomas – divulgando a propaganda americana aos povos do Leste Europeu, Ásia, Oriente Médio e Oriente Próximo.
E dede então, a China sistemáticamente por décadas pratica o jamming, que é a interferência proposital das frequências utilizadas por emissões indesejadas, seja da Radio Free Asia, seja da Radio Farda, da Radio Voice of Hope, da própria VOA ( Voz da América ) e da BBC de Londres que transmitem em mandarim e outros dialetos existentes na China continental.
E curiosamente, hoje o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, o maior detentor da dívida dos americanos, trava uma guerra desenfreada nas ondas curtas interferindo nas emissões dos americanos para a própria China e países asiáticos.
São basicamente dois recursos que os chineses utilizam : emitir seus programas regionais da estação CNR1 nas mesmas frequências que as utilizadas pelas estações financiadas pela CIA, ou através de emissão de musica instrumental chinesa, associada ao mito do dragão de fogo – firedrake – durante horas a fio em cima das frequências utilizadas pelas outras emissoras.
A intensidade dos sinais é assustadora, e quando a propagação permite, podemos ouvir a interminável música instrumental por horas a fio, encobrindo totalmente as emissões das estações da VOA ( Radio Free Europe, Radio Farda, Voz da América, Voice of Hope ).
O vídeo mostra um trecho da emissão conhecida como Firedrake com a interminável música instrumental chinesa.
Se os americanos cultuam o Stars Wars, os chineses parecem cultuar o Ether Wars.
Fonte: Blog do Sarmento.
Os Estados Unidos são o maior importador e terceiro maior exportador de bens, embora as exportações per capita sejam relativamente baixas. Em 2008, o déficit comercial total dos E.U.A. foi de 696 bilhões de dólares.
Canadá, China, México, Japão e Alemanha são os seus principais parceiros comerciais. Em 2007, os veículos constituíam-se como líderes e principal produto de exportação do país.
E o mais interessante dessa história é que a China é o maior detentor da dívida externa pública dos E.U.A.
Depois de uma expansão que durou pouco mais de seis anos, a economia estadunidense entrou em recessão desde dezembro de 2007.
E mesmo a China sendo um parceiro estratégico para os americanos, e vice e versa, observamos uma guerra radiofônica não declarada através das ondas curtas do radio.
Desde a Segunda Guerra Mundial, passando pela Guerra Fria, os americanos a exemplo dos alemães e então países do bloco Soviético utilizaram a radiodifusão internacional como instrumento de propaganda ideológica e de guerra.
Porém, com o fim da Guerra Fria, um grande número de estações governamentais foi desativado.
E a China começou desde então a ocupar as lacunas da radiodifusão internacional…
Em primeiro lugar, a China dominou as transmissões de radio em ondas curtas, através de suas emissoras regionais, como a CNR1 transmitindo em mandarim, e através da CRI (China Radio International) em diversos idiomas para todos os continentes, incluindo logicamente o inglês e o português, assim como o farsi, para a região da Pérsia ( Irã ), em dialetos africanos e todos os idiomas que podemos imaginar.
E o detalhe, utilizando todas as faixas de frequências desde os 60 metros até 13 metros, dia e noite.
Mas também desde a Guerra Fria, a CIA – Central Intelligence Agency – utiliza os transmissores da VOA ( Voice of America ) para produzir conteúdo radiofônico não só para a China – através da Rádio Free Asia – que transmite em mandarim, mas utilizando a Radio Farda, que transmite em farsi para o Irã, a Radio Free Afaghenistan, a Radio Martir, em espanhol para Cuba e assim em diversos outros idiomas – divulgando a propaganda americana aos povos do Leste Europeu, Ásia, Oriente Médio e Oriente Próximo.
E dede então, a China sistemáticamente por décadas pratica o jamming, que é a interferência proposital das frequências utilizadas por emissões indesejadas, seja da Radio Free Asia, seja da Radio Farda, da Radio Voice of Hope, da própria VOA ( Voz da América ) e da BBC de Londres que transmitem em mandarim e outros dialetos existentes na China continental.
E curiosamente, hoje o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, o maior detentor da dívida dos americanos, trava uma guerra desenfreada nas ondas curtas interferindo nas emissões dos americanos para a própria China e países asiáticos.
São basicamente dois recursos que os chineses utilizam : emitir seus programas regionais da estação CNR1 nas mesmas frequências que as utilizadas pelas estações financiadas pela CIA, ou através de emissão de musica instrumental chinesa, associada ao mito do dragão de fogo – firedrake – durante horas a fio em cima das frequências utilizadas pelas outras emissoras.
A intensidade dos sinais é assustadora, e quando a propagação permite, podemos ouvir a interminável música instrumental por horas a fio, encobrindo totalmente as emissões das estações da VOA ( Radio Free Europe, Radio Farda, Voz da América, Voice of Hope ).
O vídeo mostra um trecho da emissão conhecida como Firedrake com a interminável música instrumental chinesa.
Se os americanos cultuam o Stars Wars, os chineses parecem cultuar o Ether Wars.
Fonte: Blog do Sarmento.
quinta-feira, 15 de março de 2012
Novo presidente da CBF arrenda rádio para igreja evangélica
Para quem não sabe, esta frequencia era antiga Super Radio Tupi 560 SP, que antes ocupava os 1040 até o final dos anos 70 e que foi permutado com a Capital em troca de pagamento de dívidas dos Associados. Porém ela não durou muito tempo. Por volta de 1983, ela encerrou suas atividades e sua concessão foi cassada, tal qual o canal 4 paulista. Anos mais tarde esta canal foi licitado e este cidadão levou o mesmo. Esta é a história deste canal.A igreja em questão é a Igreja Pentecostal Deus é Amor.
Em negócio cuja regularidade é questionada por especialistas, o novo presidente da CBF, José Maria Marin, tem a concessão de uma rádio AM, que ele alugou para uma igreja evangélica.
Ricardo Moraes - 12.mar.2012/Reuters |
Marin escuta pergunta durante entrevista |
Até hoje, não houve punições para esses arrendamentos, comuns nas rádios nacionais.
Na capital de São Paulo, ela é transmitida na 560 MHz AM com o nome de rádio Paulista.
Marin argumenta que alugar espaço para programação independente é uma prática bem corriqueira em veículos de comunicação. Ele explica que essa é uma maneira de as empresas equilibrarem as contas.
"Faço como todo mundo. Todas as emissoras de TV e rádio costumam alugar horários, a Bandeirantes, a Gazeta etc. Isso é absolutamente normal."
Leia a reportagem completa na Folha desta quinta-feira, que já está nas bancas.
Colaborou Eduardo Ohata, do Painel FC
Fonte: Folha de São Paulo
quinta-feira, 1 de março de 2012
Jovem Pan Rio "aterrissa" nos 102,9
Um presente para os Cariocas no dia do seu aniversario! Leiam e vejam o video produzidos pelo radialista Ernesto Pina na virada do dia 29 /2/2012 para 1/3/2012 para o blog Radio Corredor. Agora só faltam a Senado em maio e a Kiss, se Deus quiser. Curtam!
Olá amigos e amigas, esta é minha 1º postagem, e antes de falar sobre o assunto JP Rio 102,9, quero deixar meu agradecimento ao amigo Radialista William pelo convite. Obrigado meu amigo. Bom vamos lá. Hoje dia 01/03/2012 começou a transmissão da 3ª fase da Rádio Jovem Pan Rio de Janeiro - antes passou pelos 94,9 (1994/1999), 102,1 (2000/2007) , agora pelo canal histórico 102,9. Porque histórico? pelo simples fato deste canal ter abrigado por 30 anos a Rádio Cidade FM, a 1ª rádio FM jovem do Brasil. A Rádio Cidade foi a "escola do FM" tanto é que ela foi exemplo para diversas emissoras do Brasil e exterior. Mas em 2006 infelizmente encerrou suas transmissões dando lugar a OI FM, uma emissora basicamente composta por uma programação computadorizada e mantida pela Rádio Bel (empresa de automatização de som ambiente e detentora de algumas rádios em Belo Horizonte-MG) e pela operadora de telefonia OI (TELEMAR) mas como nós já imaginávamos, ela não durou muito. No final de 2011, a operadora OI encerra o contrato da com a Rádio Bel, antes do previsto, deixando a Rádio Bel com várias emissoras nas mãos e uma delas era os 102,9. Logo inventarem a "rádio oficial do verão" uma emissora praticamente igual a OI FM, 100% computadorizada, ou seja, uma Rádio "tapa buraco". Mas no inicio de Janeiro de 2012, o Grupo Rádio Cidade do Rio de Janeiro LTDA, "dona" do canal 102,9 também dos 99,9 da JB FM, começou uma conversa com o dono da Rádio Jovem Pan, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como Tutinha, para uma possível afiliação da rádio Jovem Pan ao canal 102,9. Antes disso o Grupo "JB" estava sendo "bombardeado" por diversas igrejas neo-pentencostais que já possuíam rádios no RJ para "pegar" o canal, mas a familia que controla os 102,9 relutou, e conseguiu segurar o canal para que os 102,9 voltasse a ser uma rádio jovem. E conseguiu. A Rádio Jovem Pan, a partir de hoje (01/03/2012) assume em definitivo o canal 102,9 e de forma oficial no dia 07/03/2012. Segundo informações essa fase da Jovem Pan nos 102,9 será a mais carioca de todas, eu andei apurando informações e dessas informações dão conta que a Rádio JP 102,9 será 70% local e 30% Rede, ou seja, gerando empregos. Vale ressaltar que agora o Rio volta a ter 3 rádios jovens no seu dial que são elas Transamérica FM 101,3 ( a remanescente das emissoras jovens com mais de 30 anos, mas que anda mal das pernas por causa da sua Matriz em SP), a Rádio Mix 102,1 que será a concorrente direta da Pan, e a Rádio Jovem Pan 102,9. Quem agradece é o público que poderá contar com uma outra opção de Rádio Jovem. Bom, Seja bem vinda a Jovem Pan Rio 102,9 e vida longa... Abraços Radiofônicos.
por Ernesto Pina
Fonte:Radio Corredor
Assinar:
Postagens (Atom)