segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Site da FM O DIA fora do ar
Uma boa noticia neste final de noite de segunda-feira: o site da FM O DIA está fora do ar. Agora só falta ela sair do ar do FM de vez. Os cariocas merecem!
Confiram:www.fmodia.com.br
Radio Senado 105,9FM poderá finalmente ser inaugurada entre abril e maio
A Rádio Senado pode finalmente ser inaugurada o fim da primeira metade deste ano. Segundo fontes da mesma, o embróglio com a EBC na questão do espaço na torre da Tv Brasil no Sumaré já foi solucionado. Após isso, foi realizado o processo de licitação para compra dos equipamentos de transmissão e do estudio local da radio que já foi concluido. Agora, estão no processo de compra efetiva e posteriormente, o de equipar e mobiliar o futuro estudio que será instalado no prédio da Tv Brasil na Rua Gomes Freire, no Centro do Rio. E após isso, a instalação do transmissor e da antena de FM da radio na já congestionada torre da Tv Brasil no Sumaré, que é compartilhada pela TV Brasil, Tv Bandeirantes, Radio Roquete Pinto, Radio MEC FM e agora pela Radio Senado FM 105,9MHZ. E esta torre ainda poderá abrigar uma reincarnação da Nacional FM em 88,9 e que em termos de programação tem tudo para ser uma mera repetidora do sinal de AM 1130, tal qual fazem CBN, Globo e Tupi, por exemplo.
Este é o processo final de um ciclo que durou pelo menos cinco anos, onde o pessoal do Senado Federal enfrentou IBAMA, ICMBIO e EBC juntas, porém depois de muita batalha venceu. Neste período, os equipamentos destinados ao Rio foram para Natal-RN e o processo ficou atrasado por anos. Agora, com a mudança de governo e da direção da EBC, o novo gestor desta estatal aceitou negociar e por causa disso a inauguração da radio foi viabilizada.
Agora um outro problema a Radio Senado terá de resolver: é com relação a Radio Maré 105,9FM. Esta radio é uma radio comunitária que fica na favela da Maré e que atualmente opera nesta frequencia. Ela é legalizada, porém assim como todas as comunitárias, ela deveria já está operando em 98,7 e não em 105,9. Por que isso? Porque a Anatel está realizando uma reforma nas frequencias de FM no estado do Rio de Janeiro para que as emissoras de FM não mais interfiram nos canais 6 e 13 de TV e também para solucionar os problemas gerados pelo aumento excessivo de potência da Radio Melodia e também para possibilitar o aumento de potência da Radio Mec 98,9. Por isso a Anatel está realizando esta reforma, onde a Melodia foi de 97,3 para 97,5 em 2010, a Globo de 89,3 para 89,5 em fevereiro do ano passado, a JB no último dia 20 foi de de 99,7 para 99,9 e por fim a MEC Fm vai de 98,9 para 99,3. Quanto as comunitárias como a extinta Sonora, RJ FM e Bicuda, estas foram de 105,9 para 98,7, assim como a Radio Senado que quando ganhou a concessão era 97,5 (hoje ocupado pela Melodia) e foi para 105,9. Por isso é estranho a Radio Maré não ter feito isso também, a não ser que eles não tenham recebido ordem da Anatel para faze-lo. Este alerta o Fatos Gerais manda para os diretores desta radio, embora na proximidade de inicio dos testes da referida radio, a Anatel deverá emitir uma ordem para Radio Maré fazer a alteração de frequencia.
Quanto a Kiss a noticia é de que as negociações com os orgãos ambientais e de comunicações continuam. Ela ainda continua operando do Centro Empresarial 1000 em São Gonçalo. Não foi possível mais obter informações sobre ela, pois muitas destas informações estão em carater de segredo comercial e em processo de negociação em tramite, por isso não há muito o que falar dela. A única certesa e já dita aqui, é que deste ano de 2012 não passa, ela vai ser inaugurada ainda este ano e as chances são imensas, já que tem estúdio pronto e equipamentos, só dependendo destas pêndencias burocráticas para serem solucionadas. Agora uma opinião do Fatos Gerais sobre a frequencia 91,9MHZ: esta ainda poderá ser alterada. Possivelmente para 92,3, já que na atual frequência, e com previsão de instalação de repetidora no Mendanha, poderia gerar interferências no sinal da Radio Costa Verde FM que opera em 91,7 assim como também poderia interferir na futura filial da Radio Mania em Volta Redonda-RJ, que também irá operar na mesma frequência da Kiss, ou seja, em 91,9MHZ. Por isso nós do Fatos Gerais apostamos de que o aumento de potência da Kiss só sairá se resolver esta questão das interferências, pois se isso não acontecer, poderá ser fonte de terríveis encrencas com o a Radio Costa Verde e principalmente com a Mania FM, cujo o seu dono, o Sr.Wellington Salgado jamais se conformou em perder a licitação do canal 91,9 para a Kiss FM. E também baseado nesta situação que levou a Anatel fazer esta ampla reforma de frequencias, onde o sinal da Melodia interferia não apenas em emissoras da região serrana como também em emissoras de Juiz de Fora-MG. Soma-se a isso a também interferência causada pela Radio FM Furacão 2000 107,1 sobre a Radio Alpha 107,3 de Queimados-RJ,o que levou os diretores desta última a pedir a alteração da frequencia para 107,5, o que fez a Anatel constatar o problema e autorizar esta última mudar de frequencia. Por conta destes problemas que o Fatos Gerais emite esta opinião, baseada nestas experiências passadas, embora ela não seja a opinão, tanto da Kiss, da Anatel e muito menos do Ministério das Comunicações. Assim como também não pode ser levado como parecer destes três entes. Esta é apenas uma opinião do blog e nada mais.
De qualquer o forma, desejamos muitíssimo sucesso a Radio Senado FM, pois sua programação é excelente, e ao contrário de suas concorrentes diretas como a JB, Sulamérica Paradiso, Band News e CBN, ela não é só noticias e muito menos repete músicas como as de música contemporânea, por exemplo. Só aí o publico carioca, em particular o mais qualificado já ganha. E ainda tem mais, transmite o plenário, porém sem ficar preso a ele o tempo inteiro. E por fim, ela terá inserções de programação local, tal qual a CBN e a Band News tem. Por conta disso tudo além de desejarmos sucesso, também desejamos parabéns por ter vencido finalmente esta pesada batalha com os órgãos do qual ela faz parte e também foi vítima. Parabéns e muito sucesso a Radio Senado 105,5FM.
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Tupi replica em Brasilia o que fez no Rio de Janeiro: repetição de FM em AM
Após quase três, quando a Tupi 1280 AM RJ decidiu replicar seu sinal nos 96,5FM, jogando a Nativa nos 103,7, e por conseguinte, matando a saudosa Antena 1. Eis que agora ela repete a mesma coisa ao tirar a Clube AM de Brasilia, ja que a Clube também pertence aos Diários Associados, donos da Tupi e da Nativa RJ. No caso da Clube, ao invés do que foi feito pela sua irmã, a Super Rádio Tupi 1280 AM que passou a repetir a programação do AM no FM, a Clube fez o contrário, ela passou a replicar a programação do FM no AM. Infelizmente, isto tem sido tendência no pais. Que isso acabe o mais rápido possível. Leiam a matéria do site Midia Clipping.
Clube AM (DF) vira repetidora de FM
Por Anderson Diniz |
O início de 2012 marcou o fim da Rádio Clube AM de Brasília/DF (890 kHz). Desde o dia 02, sua programação foi substituída pela repetição do sinal da Clube FM (105,5 MHz). As duas emissoras são administradas pelos Diários Associados.
De acordo com matéria do Tudo Rádio.com, a assessoria de imprensa dos Diários Associados justificou que a mudança é tendência no mercado de rádio, a exemplo do que foi feito por outras emissoras do grupo, como a Guarani em Belo Horizonte e Tupi no Rio de Janeiro.
O radialista Gabriel Passajou lamentou o fim da Clube AM em seu blog. Ele postou que a rádio "não só era um bom produto como era a primeira em audiência", mas que isso "não foi suficiente". O texto da assessoria de imprensa dos Diários Associados publicado no Tudo Rádio não discorda:
O AM aguarda o fim da TV analógica, marcado para 2016, para ampliar a faixa do FM e migrar para lá, através do uso dos canais 5 e 6 da TV. Será que até lá vai ter muita gente só em AM ou só em FM?
De acordo com matéria do Tudo Rádio.com, a assessoria de imprensa dos Diários Associados justificou que a mudança é tendência no mercado de rádio, a exemplo do que foi feito por outras emissoras do grupo, como a Guarani em Belo Horizonte e Tupi no Rio de Janeiro.
O radialista Gabriel Passajou lamentou o fim da Clube AM em seu blog. Ele postou que a rádio "não só era um bom produto como era a primeira em audiência", mas que isso "não foi suficiente". O texto da assessoria de imprensa dos Diários Associados publicado no Tudo Rádio não discorda:
"A emissora AM dos Diários Associados acompanhou a história do Distrito Federal, marcou a vida dos brasilienses e sai de cena de forma brilhante e vencedora já que até o seu ultimo minuto no ar ocupou a liderança absoluta de audiência."
O AM aguarda o fim da TV analógica, marcado para 2016, para ampliar a faixa do FM e migrar para lá, através do uso dos canais 5 e 6 da TV. Será que até lá vai ter muita gente só em AM ou só em FM?
A Ocidental voltou
Para quem pensava, assim como eu, que ela havia falecido com esta licitação de araque, enganou-se. A Oeste Ocidental após um ano de inatividade, agora voltou como empresa de fretamento. Na verdade, ela continua em parte existindo, como Rio Rotas, com seus maus e péssimos serviços de sempre.
A Rio Rotas desde que surgiu nunca comprou um ônibus novo sequer. Sua frota é composta de ônibus velhos e mal conservados vindo de outras empresas, em particular da herdeira da Amigos Unidos, a Translitorânea, ou seja, virou ferro-velho desta última, ao receber carros velhos e reprovados em vistorias da prefeitura e do Detran.
Um outro detalhe a ser acrescentado nesta postagem é que a Amigos Unidos também virou empresa de fretamento e está oferecendo os mesmos serviços da sua irmã, a Ocidental. Tanto ela, como a Ocidental, entraram neste ramo, pois foram proibidas de operar linhas na capital, por conta desta licitação de araque. Vale lembrar que também se pensou que ela também foi extinta, mas também não foi, e continua viva no transporte urbano, através de sua herdeira e sucessora, a Translitorânea.
Quem na verdade morreu, foi a empresa Santa Sofia. Por fim, desejo boa sorte a quem for alugar ônibus destas empresas, pois no caso de igrejas, se querem encontrar com Jesus nos céus, o momento é agora, e no caso de empresas, se querem se livrar de funcionários malas, também. Esta é a sorte que eu desejo, para os passageiros, óbviamente. Outra coisa a ser notada é o site que eles estão divulgando da empresa de acidentes, além de não existir, pertence a um cidadão do interior do Pará, ou seja, estão usando o domínio www.ocidental.com.br sem ele saber e indevidamente. Aproveito também para agradecer ao nosso amigo leitor Benício José por esta foto e por este furo de reportagem. E só!
Assinar:
Postagens (Atom)