sábado, 15 de janeiro de 2011

Sobre a tragédia da região serrana do Rio

   



      Com os acontecimentos desta semana e com o fim antecipado das provas da universidade para hoje, dia 14 de janeiro o Fatos Gerais está de volta. Diante dos acontecimentos não ham como ficar em silencio diante disso.
     O que aconteceu na Região Serrana do Rio, muitos sabem, porém ignoram solenemente isso: tal tragédia era anunciada. Anunciada, pois no caso de Teresópolis há anos as encostas de suas montanhas estvam sendo ocupadas por favelas e mansões e nada era feito. Os Rios  desta região assim como de várias outras viviam sendo poluidos não só por esgoto, mas principalmente por carcaças de sofá, carros, moveis e até corpos de animais e de pessoas. Nas ruas nem se fala, é só sujeira que as pessoas jogam nas ruas, incluindo terrenos baldios. Soma-se a isso o desmatamento para fins de pastagens. Diante disso não ha como a natureza não cobrar sua conta com juros e correção monetária, como agora está de fato ocorrendo. Vale frisar que isso é apenas um aviso. Se nada for feito a tempo para parar esta onda de poluição e devastação tais tragédias serão frequentes se não forem cada vez piores.
      Portanto esta é a oportunidade de se mudar a forma como se encara a natureza, pois do jeito que estamos iremos para um caminho sem volta. Temos que preservar o que ainda temos principalmente para os nossos filhos e netos.
     Esta trágedia foi tão feia que toda a infra estrutura desta região acabou. Foi como se tivesse ocorrido uma guerra civil naquele lugar.A presidente Dilma esteve lá e ficou revoltada de celular não funcionar. Em função disso, ela ordenou que as empresas de telefonia, sobretudo as de celular coloquem antenas radio base naquela localidade através do ministro Antonio Palocci.
     Com relação a moradia e contruções, enquanto os governos ficarem se curvando a pensamentos populistas e juizes irresponsaveis ficarem concedendo liminares a quem está errado, isso só tende a piorar. no caso de advogados, maus politicos e principalmente juizes, estes deveriam ser processados criminalmente tal qual um engenheiro ou um médico são, pois o que os primeiros fazem atentam contra a vida humana tanto quanto o um erro médico ou um prédio mau projetado. E deveriam ser punidos em dobro, pois ao contrario dos médicos e engenheiros, estes sabem muito bem que estão errados e agem na má fé com intúito de terem vantágens pessoais e poder. Por isso devem ser severamente punidos.
     Porém apesar de tudo o Fatos Gerais também é solidariedade e diante disso pede que envie mantimentos aos locais onde os recebem para ajudar as vítimas que tendo culpa ou não pelo ocorrido merecem nossa solidariedade. Va nos locais onde estão recolhendo ajuda ( as estações do Metrô e os mercados da Rede Pão de Açuca estão recolhendo mantimentos) e doe mantimentos, roupas e produtos de higiene pessoal. Vão ao Hemorio, que fica na Rua Frei Caneca, próximo a Praça da Republica e doem sangue. Sejamos solidários num momento como esse. Esta é a mensagem do Fatos Gerais para estas pessoas e que elas consigam superar e se recuperar da melhor maneira possível. Este é o desejo do Fatos Gerais e de seu editor Leonardo Ivo. E só!

Nenhum comentário: