quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sumaré no Youtube

        Muita gente aqui do site Fatos Gerais tem vontade de conhecer aquele fascinante local onde ficam os parques de transmissão das emissora de radio e Tv do Rio. Infelizmente, como todos sabem, a visita lá é proibida, o que é uma pena e ao mesmo tempo um erro, pois tal lugar poderia ser usado como um excelente ponto turistico ja que potencial para isso é o que mais se tem lá. Eu ja fui lá diversas vezes. Para quem nunca foi e quer conhecer aquele fabuloso local, será colocado vários videos do Youtube feito por visitantes e funcionários onde mostra a rotina de trabalho e a linda paisagem a volta. Estes videos complementam as  fotos divulgadas aqui em 2006, 2007 e 2010. Curtam.








     Video feito pelo radioamador Zanotto(a serviço da Rede TV!) ao fazer a manutenção do sistema irradiante da Rede TV! canal 6, cuja a torre e este mesmo sistema perteceram a saudosa Rede Manchete.











Estes foram feitos em 2006 por um grupo de ciclistas.







Esta foi feita pelo usuário Sergio Sumaré.







    Ja estes foram feito por funcionarios realizando manutenção na torre da Radio Tupi e acompanhados por visitantes no local. Videos de Fernando Wagner.







Ja este foi feito pela usuaria Dany Frasão.







Estes foram feitos pelo usuário Rodrigues Caw na torre de serviço da Light.







       Ja este último mostra uma manutenção feita na torre da Tv Globo em dois momentos. Em 1994 e 1998. Esta considero a melhor pela maneira como foi feita, embora não tenha uma definição tão boa, este é excelente.



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Odebretch comprou supervia e quer montar no Rio uma holding de transportes urbanos

 








       Conforme foi divulgado na coluna Radar, jornalista Lauro Jardim da Veja no dia 8 de janeiro de 2011, a empreiteira Noberto Odebretch comprou a Supervia. Agora ela pretende comprar o Metrô do Rio e fundir as operações de ambos. Porém ela quer mais, também pretende comprar empresas de ônibus na capital que não será apenas uma, mas várias. Após isso, ela pretende fundir as operações dos tres modais.
     Se ela fizer isso vai ser um grande feito, pois será a primeira vez na história do pais que uma empresa funde três empresas de modais diferentes e promove a convergencia de ambas. Isso será bom para população que chegará rápido nos seus compromisso e gastando pouco, bom para o empregador no que se refere a vale transporte e bom para a cidade, pois será menos carros nas ruas.
     Sei que sonhar não custa nada, mas só fato de comprar a Supervia já é um passo importante, pois sua situação poderá melhorar ja que a mesma era muito mal adminstrada. Caso ela compre o Metrô isso vai ser um grande avanço, pois o sistema está pronto para ser unificado bastando apenas investir nos sistemas de captação de energia elétrica ao colocar o terceiro trilho nas linhas da supervia e captadores nos mesmo nos trens da mesma. O mesmo se faria no metrô ao instalar pantógrafo e redutor de tensão ja que o metrô funciona com 750v e a rede aérea da Supervia é de 3000v. O mesmo teria que fazer nos trens da Supervia ao se instalar motor  de 750v de alimentação nos truques sem motor dos trens que em geral ficam nos carros não motorizados, em geral estes carros ficam no centro dos trens. Feito isso, o resto será facil. E depois fazer linhas de integração com os ônibus das suas futuras empresas através de terminais e de bilhetes integrados. Tomara que tudo isso aconteça de verdade. E só!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Sobre a tragédia da região serrana do Rio

   



      Com os acontecimentos desta semana e com o fim antecipado das provas da universidade para hoje, dia 14 de janeiro o Fatos Gerais está de volta. Diante dos acontecimentos não ham como ficar em silencio diante disso.
     O que aconteceu na Região Serrana do Rio, muitos sabem, porém ignoram solenemente isso: tal tragédia era anunciada. Anunciada, pois no caso de Teresópolis há anos as encostas de suas montanhas estvam sendo ocupadas por favelas e mansões e nada era feito. Os Rios  desta região assim como de várias outras viviam sendo poluidos não só por esgoto, mas principalmente por carcaças de sofá, carros, moveis e até corpos de animais e de pessoas. Nas ruas nem se fala, é só sujeira que as pessoas jogam nas ruas, incluindo terrenos baldios. Soma-se a isso o desmatamento para fins de pastagens. Diante disso não ha como a natureza não cobrar sua conta com juros e correção monetária, como agora está de fato ocorrendo. Vale frisar que isso é apenas um aviso. Se nada for feito a tempo para parar esta onda de poluição e devastação tais tragédias serão frequentes se não forem cada vez piores.
      Portanto esta é a oportunidade de se mudar a forma como se encara a natureza, pois do jeito que estamos iremos para um caminho sem volta. Temos que preservar o que ainda temos principalmente para os nossos filhos e netos.
     Esta trágedia foi tão feia que toda a infra estrutura desta região acabou. Foi como se tivesse ocorrido uma guerra civil naquele lugar.A presidente Dilma esteve lá e ficou revoltada de celular não funcionar. Em função disso, ela ordenou que as empresas de telefonia, sobretudo as de celular coloquem antenas radio base naquela localidade através do ministro Antonio Palocci.
     Com relação a moradia e contruções, enquanto os governos ficarem se curvando a pensamentos populistas e juizes irresponsaveis ficarem concedendo liminares a quem está errado, isso só tende a piorar. no caso de advogados, maus politicos e principalmente juizes, estes deveriam ser processados criminalmente tal qual um engenheiro ou um médico são, pois o que os primeiros fazem atentam contra a vida humana tanto quanto o um erro médico ou um prédio mau projetado. E deveriam ser punidos em dobro, pois ao contrario dos médicos e engenheiros, estes sabem muito bem que estão errados e agem na má fé com intúito de terem vantágens pessoais e poder. Por isso devem ser severamente punidos.
     Porém apesar de tudo o Fatos Gerais também é solidariedade e diante disso pede que envie mantimentos aos locais onde os recebem para ajudar as vítimas que tendo culpa ou não pelo ocorrido merecem nossa solidariedade. Va nos locais onde estão recolhendo ajuda ( as estações do Metrô e os mercados da Rede Pão de Açuca estão recolhendo mantimentos) e doe mantimentos, roupas e produtos de higiene pessoal. Vão ao Hemorio, que fica na Rua Frei Caneca, próximo a Praça da Republica e doem sangue. Sejamos solidários num momento como esse. Esta é a mensagem do Fatos Gerais para estas pessoas e que elas consigam superar e se recuperar da melhor maneira possível. Este é o desejo do Fatos Gerais e de seu editor Leonardo Ivo. E só!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Recesso temporário do Fatos Gerais


    Por incrivel que pareça, estou em semana de provas na universidade, ja que o período na univerdidade está atrasado. Por conta disso, terei de ficar ausente por uma semana. Apartir do dia 19 de janeiro estarei de volta com novos artigos e novidades. Aguardem o Fatos Gerais com muitas novidades ao longo deste semestre. Um abraco a todos e ate la.

Leonardo Ivo
Editor do Fatos Gerais

domingo, 2 de janeiro de 2011

A cada dia a população reprova cada vez mais a padronização imposta pela prefeitura

 




   Texto publicado no O Globo na seção dos leitores de hoje, dia 2 de janeiro de 2011:

     "Ônibus no Rio
    Quando se fala em ônibus no rio, deveria ser usado o termo correto:caminhão, uma vez que o chassi é o mesmo. Enquanto na Inglaterra pode-se andar sem se segurar, aqui, o usuário precisa ser equilibrista para se segurar devido a freadas bruscas e solavancos. Sem contar com a "delicadeza" da maioria dos motoristas. A mudança nas cores e o letreiro rotativo só dificultam ainda mais a identificação dos ônibus.
Elaine Paiva
Rio"




      Cada vez mais a população carioca fica insatisfeita com as atitudes arbitrárias e autoritárias da prefeitura, sobretudo nos transportes. Hoje no O Globo, mais um leitor, na verdade uma leitora, criticou a padronização imposta pela prefeitura. Além de criticar os modelos de ônibus ao não se utilizar chassis com motor central ou traseiro ao optar pelo velho chassis de motor de dianteiro, ela desancou a padronização, pois ela afirma que esta confunde os passageiros.
      Tais atitudes não se restringem apenas aos transportes, mas em várias coisas da cidade, como por exemplo a privatização das praças, areias das praias e calçadões e também a padronização das barracas de camelôs das praias que agora são vermelhas.  No caso das praças, a prefeitura repassou uma praça em Botafogo para uma construtora após trocar por um terreno do metrô que fica ao lado de uma nova rua criada ao lado desta estação. Só que a prefeitura ao fazer isso não consultou a população e nem divulgou tal negócio a imprensa, o que configura em privatização irregular do espaço publico. No lugar será erguido mais um condominio que vai encher aquelas ruas altamente castigadas com mais carros, poluindo o meio ambiente, provocando mais acidentes e engarrafamentos nas castigadas Ruas Muniz Barreto e São Clemente, ou seja, a prefeitura além de privatizar e fazer negócio com um terreno publico ainda autoriza um empreendimento sem calcular os impactos gerais negativos que o mesmo poderá causar ao bairro e a toda uma regiao, configurando numa tremenda irresponsabilidade.
      E ainda tem mais. Ela privatizou parte da praça General Osório em Ipanema para um restaurante se expandir, configurando em mais desrespeito a população. No caso da orla, a prefeitura neste reveilon ainda concessionou para os quiosques, as areias e os calçadões alegando que são espaços privados. Os calçadões são vias publicas como as ruas e calçadas e as areias são terrenos da marinha, portanto ela não poderia se apropriar do que não é dela. Enquanto isso, camelôs são perseguidos, moradores dos bairros onde teve shows não podiam sair e carros estavam sendo rebocados por uma instituição que não tem moral para punir a população: a prefeitura.
    E para finzalizar, a prefeitura está fazendo o recapeamento das vias. Até ai ótimo, é obrigação dela, pois o IPVA pago pela população é para isso mesmo sendo pago ao governo do estado, mas este o repassa a prefeitura. Por isso é obrigação a prefeitura manter as vias em excelente estado de conservação. Só que oportunista que é, a prefeitura está se promovendo com isso. Sabe como:  tirando os logotipos dos caminhões e tratores das empreiteiras e colocando o seu próprio como se aqueles veiculos fossem dela, mas na verdade são das empreiteiras.
      Temos que evitar toda sorte de arbitrariedade  que este governo está fazendo, pois a prefeitura está indo longe de mais. Por isso peço que participem do abaixo assinado no começo deste blog. E só e feliz ano novo!