quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A encarroçadora Cermava e a importancia que ela teve na minha família e na vida dos cariocas

  


     Vi hoje no blog mineiro Ponto de Ônibus uma matéria escrita pelo jornalista busólogo da CBN Adamo Basani sobre a Cermava. Confesso que fiquei muito feliz, pois a mesma fez parte da vida da minha família, sobretudo da vida da minha mãe e de seus tios. Minha mãe passava todos os dias ao lado desta encarroçadora que ficava na Rua João Pinheiro no bairro da Piedade aqui no Rio de Janeiro e via os ônibus serem montados e encarroçados na rua, pois o espaço físico da fábrica era muito pequeno. Tios dela trabalharam nesta encarroçadora como operários.
       Um outro fato curioso é que esta encarroçadora ja teve uma filial em Realengo na Rua Jaime de Carvalho. Nesta unidade eram fabricados os bancos dos ônibus. Tal fato é comentados por moradores antigos desta rua, porém não confirmado oficialmente. Esta encarrodora funcionou no bairro da Piedade até inicio da década de 70 quando foi comprada pela Metrôpolitana, também extinta. Antes disso ela ja estava capemga, pois sofrera um incendio pouco tempo antes que a prejudicou. Após ser imcorporada pela Metropolitana, o imóvel da fábrica ficou abandonado por quase 30 anos. Agora, desde 2008, no seu lugar foi construido um condominio pondo fim ao pouco que restava desta heróica e histórica encarroçadora.
      No âmbito familiar duas coisas da nossa história que tinham endereço na mesma rua da Cermava lamentávelmente acabaram: a Igreja Congregacional da Piedade e a própria Cermava, sendo que a que mais doeu, uma vez que além de ter sido centenária foi a igreja, pois nela meus avós, meus tios, meus pais se casaram e consagraram todos nos, filhos e netos. Quando vi que esta igreja que frequentava quando criança na década de 80 com minha mãe, meus saudosos avô e o meu  pai tinha acabado, confesso que fique arrazado por dentro, pois toda uma história de familia foi por espaço. Hoje esta igreja é uma outra igreja evangélica que nada tem a ver com a igreja que fez parte da história da minha família. Na verdade, a única coisa que sobrou de tudo isso foi o clube River e só! Mais isso é uma outra história.
     Quanto ao jornalista Adamo Basani, ele assim como o Milton Jung são busólogos e aparentemente parecem ser contra a padronização das pinturas dos ônibus que existe na cidade onde moram. Adamo Basani escreveu um texto num site de busologia paulista mostrando os estragos e transtornos promovidos no final da década de 70 pelo falecido dono do Itau quando este foi prefeito de São Paulo quando este começou a implantar parcialmente a padronização das pinturas naquela cidade. Leia este brilhante texto deste também brilhante jornalista sobre esta heróica encarroçadora. E só e feliz ano novo!

Cermava: a cara do Rio, a cara do Brasil, a cara do Mundo


Cermava Urbano, Mercedes Benz LP 321, de 1968, da Expresso Oriental, do Rio de Janeiro
Encarroçadora fluminense foi uma das principais do País. Com modelos de linhas mais retas e com o Papa Filas deu importantes passos no desenvolvimento da indústria de ônibus brasileira ADAMO BAZANI – CBN
Reúna portugueses e brasileiros no Rio de Janeiro. Depois chame os italianos. Qual o resultado? Uma bacalhoada com macarronada ao som de muito samba? Pode até ser. Mas no nosso caso da história dos transportes o resultado foi a Companhia Autocarrocerias Cermava, empresa fundada no Rio de Janeiro, e sem dúvida, com grande importância na história da indústria nacional, a partir dos anos de 1940.
O encontro de tantas nacionalidades na mesma empresa é revelado pelos relatos do Diário Oficial da União de 18 de dezembro de 1948.
De acordo com a publicação oficial, eram sócios diretores nesta época Antônio Eiza Cerqueira (brasileiro), Manuel Conceição (português), Álvaro Martins Fonseca (brasileiro), Mário Humberto Esteves (português), Álvaro Batista Esteves (brasileiro), Deusdedit Moura Ribeiro (brasileiro), Orlando Martins Fonseca (brasileiro), Vinícius Martins Fonseca (brasileiro) e João Saraiva Ramos (português).
A empresa começou tímida, fabricando poucos ônibus por mês. Mas os produtos já nos anos de 1940 eram de qualidade e tinham um design diferente e inovador para época.
Enquanto os veículos de transporte coletivos eram com “cara de caminhão”, as jardineiras e os ônibus na configuração de carroceria envolvente, com frente reta abrangendo o motor no salão de passageiros, tinham linhas muito arredondadas, a Cermava já se propunha a harmonizar desenhos retos e mais arredondados, dando uma estética de equilíbrio.
A bacalhoada e o samba já estavam juntos. Mas quando chega a macarronada?
No final dos anos de 1940 também.
De acordo com o historiador Waldemar Correa Stiel, auto do livro “A História do Ônibus”, quando a Caio, fundada por José Massa, avô do corredor de Fórmula 1, Felipe Massa, adquiriu um terreno para a nova sede da empresa em São Paulo, na Rua Guaiaúna, na Penha, aproveitou o sucesso da encarroçadora e quis ampliar seus negócios para o Rio de Janeiro, e comprou a Cermava.
Era o indício de que a família italiana Massa tinha o objetivo de expandir seus negócios para todo o País com a Caio. E foi o que aconteceu.
A marca da Cermava continuava, mas com outros diretores. Para se ter uma idéia, no Diário Oficial da União de 15 de fevereiro de 1956 eram sócios da Cermava: Octacílio Piedade Gonçalves, que auxiliou na fundação da Caio em 19 de dezembro de 1945, José Massa, fundador da empresa, José Roberto Ferreira Braga, Miguel Lagodano, Luis Massa e Ruggero Cardarelli, que também estava na formação da Caio.
A Cermava presenciou e auxiliou as etapas de crescimento da população e das necessidades por ônibus de maior capacidade em linhas cuja demanda era demais para os pequenos ônibus feitos pela indústria nacional.
Assim, uma das soluções temporárias para este crescimento foi chamado “Papa-Filas”. Tratava-se de uma enorme carroceria para passageiros, na verdade uma “carreta para gente” que era tracionada por um cabalo de caminhão. A capacidade de transporte era bastante grande, correspondia a quase três ônibus comuns. Grandes também eram o desconforto e as dificuldades de manobras pelo tamanho do veículo. O “Papa Filas” da Cermava, considerado primeiro veículo deste tipo do Rio de Janeiro, começou a circular pelas ruas da cidade em 1957.
Em 02 de junho de 1959, quando foi criada a Fabus, entidade que representa as encarroçadoras, a Cermava era uma das associadas, tendo como repesentante, Luis Massa.
Muitos ônibus da Caio, a mesma proprietária, utilizavam linhas semelhantes aos produtos da Cermava.
O modelo urbano da Cermava, para muitos, lembra o Jaraguá da Caio.
Em 8 de junho de 1970 foi realizadaa última atividade comercial desta empresa que marcou história.
Adamo Bazani"

 Fonte: http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2010/12/30/cermava-a-cara-do-rio-a-cara-do-brasil-a-cara-do-mundo/

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Teena Marie, a cantora do verdadeiro Funk morre aos 54 anos

  


     Morreu hoje a cantora americana de funk verdadeiro Teena Marie. A causa da morte não foi revelada e ela morreu em casa. Para quem curte ou curtiu o verdadeiro Funk na década de 80 ou mesmo hoje o Charme sabem bem do que eu estou falando. Seu maior sucesso foi "Oo la la la" presente no LP Charme Especial Volume 2 do ano de 1987 junto com de outros expoentes do verdadeiro Funk. Ela vai fazer muita, pois ela era uma cantora de talento e será menos alguém para mostrar que o Funk não é FAVELA BASS ou TAMBORZÃO como chamam os verdadeiros funkeiros em relação ao suposto "funk carioca". Leiam esta matéria do site do Sidney Rezende (jornalista que nunca deveria ter saido da CBN e que sofreu tremenda injustiça no SGR por causa deste prefeitinho que hoje traz tanto problema a cidade com sua prepotência em áreas como os transportes e na ordem publica). Leiam! E que Teena Marie descance em paz com Deus e os anjos ao seu lado! Feliz ano novo a todos!

Cantora Teena Marie morre aos 54 anos nos Estados Unidos

Redação SRZD | Música | 27/12/2010 08h43
Foto: DivulgaçãoA cantora Teena Marie morreu em sua casa, em Los Angeles, nos Estados Unidos, neste domingo. Ela ficou conhecida na década de 80 por sucessos como  "Lovergirl" e "Ooo la la la". Ela tinha 54 anos e a causa de sua morte não foi divulgada.

A artista era afilhada do cantor de funk Rick James. Ela conseguiu ser contratada pela gravadora  Motown Records, em 1975, e lançou seu primeiro disco quatro anos depois. O  álbum, que foi quase todo escrito pelo padrinho, levou fãs a acreditar que Teena era negra, pois o trabalho de arte não tinha uma foto dela.

Teena lançou 13 álbuns até "Conga square", de 2009. No último disco, ela prestava uma homenagem  a artistas como Sarah Baughan e Billie Holiday.


"

sábado, 25 de dezembro de 2010

Tv Cultura estreia no Rio no canal 31UHF de Duque de Caxias

       

         Atendendo a pedidos dos leitores deste blogs e dos blogs parceiros, farei aqui a seguinte correção. O canal 31 UHF da fundação Paulo Freire que retransmite a Tv Cultura voltou ao ar entre os últimos dias de novembro e a primeira semana de dezembro. Vale lembrar que até o final de novembro este canal ja não funcionava ha vários anos Seu canal é o UHF31 pertencente a Fundação Paulo Freire. Este canal fica em Duque de Caxias ao lado da Unigranrio. Este foi um grande presente dado pela Fundação Padre Anchieta, gestora da Tv Cultura e da Fundação Paulo Freire. Parabens pela iniciativa de mais um canal para o povo da região metropolitana do Rio. Aproveito para agradecer também aos leitores e colaboradores dete blog e dos blogs parceiros pelo alerta. Feliz natal para todos!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz natal e um próspero ano novo

       O Fatos Gerais deseja a todos um feliz natal e um próspero ano novo repleto de realizações e de boa noticias para serem comentadas aqui. Que a gente possa comentar coisas boas no ano que vem!
     Leitores, aguardem! Logo vocês terão novidades nesta página no começo do ano que vem. Vem ai o novo Fatos Gerais com muitas novidades e atrações para vocês.


Feliz Natal e um próspero ano novo repleto de realizações!



quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Radio Tupi AM/FM e Fm O Dia instalaram repetidoras no Mendanha

  



     Depois da Catedral e da 93Fm El Shaday instalarem repetidoras no Mendanha, eis que a FM O Dia e a Tupi Am/Fm instalaram também repetidoras neste mesmo local. Estas duas emissoras instalaram seus repetidores ao mesmo tempo ao longo da semana passada, inaugurando-os nesta semana. Ambos estão em teste.
     Na verdade isto mostra a importância que a verdadeira Zona Oeste tem para cidade e o seu crescimento econômico que tem sido visível ha vários anos. Na verdade estas repetidoras já deveriam está na Zona Oeste ha mais de dez anos, pois se assim tivessem feito, as piratas não teriam se proliferado como la se proliferou. Pode se dizer que finalmente enxergaram que o Rio não se resume apenas ao Centro, Zona Norte, Sul e Leste ( Barra, Recreio e Jacarepaguá, pois esta é a verdadeira localização destes lugares não admitido oficialmente) e que a Zona Oeste não só existe como cresce mais que estas regiões com um excelente mercado consumidor pouquíssimo explorado.
      Se por um lado no que se refere as demais Fms isso é excelente já que isso passa a ser uma tendencia, no caso da Tupi e da Globo( caso esta tenha realmente comprado os 89,3 do Orestes Quércia) isso  não é muito bom. Isso porque ao colocarem repetidoras em Fms eles cada vez mais relegam o Am em segundo plano, pois vale lembrar que seus sinais de Ams chegam limpinhos na Zona Oeste em qualquer hora do dia ou clima, por isso é lamentável isso acontecer. No caso da Tupi seria muito melhor ela ter colocado esta repetidora para a Nativa e a Globo para a Beat, uma vez que o sinal de Am da CBN, Globo e Tupi chegam limpo na Zona Oeste não justificando repetidoras de Fm para tais emissoras. Por outro lado, é compreensível que isso aconteça, pois a maior audiência de rádio está em equipamentos portáteis como celulares, mp3 players e Ipods e como não a industria eletrônica não quis continuar investindo em recepção de Ams nos portáteis mesmo sendo possível e viável, estas emissoras são obrigadas a tomarem esta decisão drástica para não perder ouvintes. Por isso acaba sendo aceitável por mais equivocada que seja.
     Já nas FMs convencionais e principalmente no caso das Fms de musicas de cabresto como a FM O Dia, a vinda dela vai ser muito boa, pois sua clone pirata Transativa (radio que pertence a milicianos) vai tomar um belo prejuízo já que seus anunciantes irão preferir anunciar numa rádio legal e original  em seu seguimento como a FM O Dia e no futuro a Beat e não numa ŕadio pirata que é mais suja que esgoto. Por isso a vinda destas rádios será muito bem vinda a esta região.
       De qualquer forma parabenizamos estas radios e sobretudo a Catedral, pois esta foi a primeira a dar valor a esta região quando todos viravam as costas para Zona Oeste, a colocarem repetidoras no mendanha, mostrando que finalmente estão valorizando este crescente pujante mercado até então esquecido. Porém, apesar de todos estes investimentos o blog Fatos Gerais e seus parceiros continua defendendo que a Pedra do Ponto seja o novo ponto de transmissão e repetição de sinal, substituindo parcialmente o Sumaré e totalmente o Mendanha, pois além dele ser mais alto, o impacto ambiental para sua construção e operação são pequenos, o que é confirmado por ambientalistas. Temos que lutar para que a Pedra do Ponto vire um substituto de ambos o mais rápido possível, pois sua importância será enorme. De qualquer forma parabenizamos esta bela empreitada. E só!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Canal Esporte Interativo assume canal 40UHF

     




          Desde sexta, dia 11 de dezembro, o canal Esporte Interativo assumiu o canal 40 UHF pertencente a Nova  Comunicação e Radiodifusão que estava somente transmitindo portadora e com bloqueio. Este canal anteriormente retrasmitia a TV União, que era um canal de clipes nordestino concorrente da MTV e antes, o canal Shoptime e um canal de batepapo por telefone. Esta transmissão ainda está em testes e sendo transmitida em NTSC e não em PAL/M, razão pelo qual o sinal dela é captado em preto e branco e com falhas no audio. Curiosamente, antes da entrada deste canal no 40, a portadora com bloqueio pegava limpinho, agora o pega muito mal o que não dá para entender.
     De qualquer forma agradecemos ao Esporte Interativo pelo presente que nos deu esta semana, pois ainda estamos carentes de opções de qualidade na Tv aberta. Na verdade eles mereciam uma concessão de  canal, pois de fato saberiam o que fazer com ela como ja foi discutido aqui. Uma outra novidade é que a Boas Novas ficou com seu sinal bloquado durante a maior parte do final de semana vindo a desbloquear na metade da manhã desta última segunda feira, dia 13 de dezembro. Ja em Jacarepaguá onde ela pegava no canal 19 e 44, agora ela só pega no canal 19 enquanto que o canal 44 transmite barras coloridas. Vale lembrar que tanto o canal 44 como o 59 pertencem a TV O Dia e estavam arrendados a Rede Super e a Boas Novas.
     Enquanto isso, emissoras zumbis como a TV Verde Azul continuam sem transmitir nada configurando um total desperdicio de concessão. Vale lembrar que tal situação ja foi até questionada na Camara de Veradores de Niteroi no que se refere a União ter dado a concessão a Fundação Vila Real, dona da Tv Verde Azul que tudo indica parece ser uma fundação fantasma, pois não é conhecido suas atividades gerais realizadas. Ja o canal 26 Mendanha foi concedido a uma afiliada da Rede Brasil que tem sede em Campo Grande- MS( que conhecidencia, o mesmo nome do bairro homônimo onde fica o Mendanha), o que eu lamento muito, pois embora tenha uma boa programação, ela pertence a bispos, e agora ex-bispos Renascer, o casal Mello e Bruno. Falo isso, pois não tenho simpatia pela Rede Brasil, uma vez que ela é uma imitação barata da Rede Record no que se refere a emissora comercial, com a diferença de nunca ter transmitido programação da igreja Renascer, mas imita IURD ao tentar usar este canal com o mesmo propósito da última. Gostaria que este canal tivesse ido para o próprio Esporte Interativo, Futura, Cultura e até a TV Diario, mas infelizmente foi isso que aconteceu. E parece que eles também adquiriram o canal 14 do Sumaré que foi outra falha da Anatel que concedeu um mesmo canal no mesmo local, uma vez que o canal 14 pertence a Rede Vida, cuja a antena fica no alto da torre do shopping  Rio Sul, próximo ao Sumaré.
    Como vocês poder ver, esta é a realidade das concessões de TV do Rio. De qualquer forma parabenizo ao Esporte Interativo pela empreitada. E só!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Prefeitura admite de forma não oficial o fracasso da padronização na propaganda do bilhete único

      





       Campanha do bilhete unico da prefeitura publicada na Veja Rio no dia 11 de dezembro de 2010. Aqui, a prefeitura não usa padronizados, o que pode indicar admissão de fracasso e não aceitação da pintura padronizada perante a população que encontra dificuldades em aceita-la.

         Campanha do bilhete unico utilizando a padronização publicado no jornal O Globo em novembro de 2010.
     Hoje, dia 11 de dezembro, por volta das 22:30, fui a livraria Letras e Expressões com minha esposa ler e comprar revista. E para minha surpresa, vi uma propaganda bastante insólita na Veja Rio sobre o Bilhete Ùnico Municipal. Até ai, nada de mais, se não fosse por um detalhe: a propaganda não mais mostra os ônibus padronizados e sim os ônibus da empresas Alpha e São Silvestre com suas cores originais. Isso pode até não significar nada, mas a prefeitura ao colocar fotos de ônibus com as pinturas originais das empresas de ônibus significa que inidretamente a padronização pode não está dando certo como também não está sendo bem aceita pela população. Ainda mais que a prefeitura além de impor isso, não fez campanha para divulgar tal medida perante a população e ainda não conta com o apoio dos empresários que estão implantando a padronização em marcha bem lenta e ainda tem o fato dela ser pouco funcional em termos de denuncia e orientação dos passageiros, pois do jeito que está confunde os passageiros. Ao percerber isso, a prefeitura que tinha feito uma campanha publicitária em novembro com os ônibus padronizados agora está fazendo com ônibus não padronizados, mostrando ainda que não admitindo, o quanto ela é um equivoco para a cidade. Diante disso, e que há ainda mais possibilidade para que esta padronização caia, pois a prefeitura mostrou uma brecha para isso. Portanto vamos lutar para que isso caia. Pensem nisso!

A batalha antipadronização dos ônibus do Rio ainda não está perdida


                            Este cartaz está sendo colado em diversos lugares da cidade.

        Embora muita gente ache que seja uma luta perdida, a campanha anti-padronização promovida por este blog continua de vento e popa. Muitas pessoas com as quais tenho contato nas ruas repudiam esta padronização feita pelo Eduardo Paes, pois entendem que seu objetivo é politico e não administrativo. Nesta última quinta-feira, dia 9 de dezembro, tive a grata surpresa de ver um motorista da Rio Rotas (empresa que de fato é um consórcio, pois representa duas empresas virtualmente extintas como a Santa Sofia e Ocidental, ao contrário da Pégaso que continua completamente independente) fazendo campanha por contra própria da padronização imposta pela prefeitura ao mostrar que a mesma já está trazendo transtornos na vida do carioca que já está embarcando em ônibus errado e o fato de que num caso de mau serviço prestado por rodoviários ou por empresas não ter como ser denunciado.
      Obviamente, aproveitei a deixa para fazer uma campanha conjunta dentro do ônibus que este motorista estava dirigindo,  era o 358( antigo S11). Vale lembrar que este mesmo motorista pro pros que fizéssemos passeata na Rio Branco ou na Presidente Vargas, o que não é má ideia. Vale lembrar que os passageiros do ônibus em que eu estava apoiaram a medida e eu aproveitei para repassar o cartaz do movimento antipadronização que vocês leitores poderão ver, baixar e divulgar para o maior número de pessoas possíveis. Até os despachantes e rodoviários de outras empresas como a Campo Grande, por exemplo, participaram desta campanha informal que ocorreu dentro deste ônibus, o que mostra o quanto os passageiros, rodoviários e até empresários de ônibus não estão nada satisfeitos com este uso politico e arbitrário desta medida, cujo objetivo é apenas maquiar uma licitação mal feita e principalmente fazer campanha politica com propriedade alheia como fazem muitos politicos em diversas cidades do pais. Para se ter uma ideia disso, eu embarquei num ônibus padronizado da Viação Alpha neste mesmo dia, para ver se ha alguma modificação interna no interior destes veiculos como campanhas educativas ao uso da padronização, modificação dos bancos, layout dos itinerários e etc e como ja era de se esperar, não havia modificação alguma no interior destes veiculos, como também pude ver num ônibus da Campo Grande que foi exposto na Fetransrio e num que embarquei da Braso Lisboa ontem, o que mostra o quanto isso é uma verdadeira maquiagem. Este mesmo prefeito não satisfeito, está padronizando também cabines de despachantes e fora da área de transportes até quiosques de praia que obviamente acabaram provocando muita confusão para os banhistas na hora de achar os quiosques de sua preferência.
      Diante disso, não podemos ficar parados.. Temos que fazer protestos e barrar de todas as formas que equipamentos publico ou mesmo concedidos a iniciativa privada sejam usadas para fins politicos e eleitoreiros. Temos que dar um basta nisso enquanto é tempo. Pensem nisso!

Baixem o cartaz do protesto e vamos a luta!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A cantada do bispo estelionatário Bispo Macedo para cima de Silvio Santos parece ter funcionado

   Após o programa Domingo Espetacular da Tv Record ter feito uma reportagem referente ao ao Grupo Silvio Santos, incluindo a sua história e crise, e onde a Record praticamente homenageou este grupo empresarial, acabou fazendo com queo Silvio Santos repensasse com carinho sobre a recusa sobre arrendar sua programação para empresas religiosas. Isso porque o SBT está passando por uma grave crise não só de audiência como também financeira. Diante disso, do assédio ds picaretas religiosos com polpudas quantias e com esta cantada feita pelo Edir Macedo, via Rede Record, Silvio começou a pensar no caso. Ele ainda reluta, pois como homen honesto, e de excelentes principios, considera arrendar para estes estelionatários algo muito imoral e um mau uso das concessões de TV. Por isso ele tem resistido, mas diante da situação em que se encontra ele começa a não ver muitos horizontes a frente. Vejam este texto publicado na Estadão e no Blog Jornalismo B. E só!

Estadão: "SBT reavalia sua resistência à venda de horário para igrejas

Fontes ligadas ao alto escalação do SBT atestam que a direção da emissora não se mostra disposta a resistir por muito tempo às tentadoras propostas feitas por igrejas evangélicas para a compra de horário em sua grade de programação. Segundo um alto executivo da emissora ouvido pelo Estado, o próprio Alexandre Raposo, presidente da Record, teria intermediado uma proposta recente - leia-se após o aporte anunciado no Banco Panamericano, do Grupo Silvio Santos - propondo ao SBT a compra de horário pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Raposo, por meio da assessoria de imprensa da Record, nega que tenha feito ou faça propostas em nome da IURD.
A decisão do SBT em repensar sua resistência à locação de horários, em especial às igrejas, parte puramente dos valores que o negócio representa, o que ganha reforço nesse contexto de crise do grupo. Embora considerem a prática imoral, e já que legislação alguma dá sinais de coibir esse comércio que abastece os cofres da concorrência, Silvio Santos & Cia. refazem as contas. Estima-se que a IURD injete na Record algo em torno de R$ 500 milhões por ano. Ao Grupo Bandeirantes, somando aí a Rede 21, locada pela Igreja Mundial do Poder de Deus, a fé renderia R$ 200 milhões ao ano. E na RedeTV!, o saldo chegaria a R$ 100 milhões/ano. Para se ter uma ideia do quanto isso valeria ao baú de Silvio Santos, o SBT fechará o ano com modestos R$ 850 milhões líquidos.

Procuradas, Record, Band e RedeTV! afirmam, por meio de suas assessorias de comunicação, que não se pronunciam sobre esses valores."
Blog Jornalismo B:"

Record e SBT mais próximos podem enfraquecer Globo

6 dezembro 2010 Já há mais de ano começou a ser construído um novo império da comunicação no Brasil: o grupo Record. O empresário Edir Macedo resolveu transformar sua empresa de mídia em um gigante, proporcional ao tamanho de sua empresa religiosa, a Igreja Universal. A Record começou a desafiar a Rede Globo, às vezes abertamente, e passou a disputar com os Marinho a hegemonia da comunicação brasileira, desde a transmissão de eventos esportivos até a produção de entretenimento e programas jornalísticos.
Na campanha eleitoral deste ano, a Record esteve, junto com o SBT, próxima à campanha de Dilma Rousseff (PT), embora não em campanha quase aberta como a Globo esteve em relação ao outro candidato, José Serra (PSDB). Fato é que as duas gigantes estiveram novamente em lados opostos, e que Dilma venceu. No meio de tudo isso, o Banco Panamericano, de propriedade de Silvio Santos, quase quebrou, e começou a ser salvo ao mesmo tempo em que o SBT ajudava o PT a desmascarar a famosa “farsa da bolinha de papel”, montada por Serra e pela Globo.
Distantes nos últimos anos, Record e SBT têm se reaproximado. Vale lembrar que Edir Macedo assumiu sua emissora comprando 50% dela de Silvio Santos. Agora, com a proximidade do aniversário de 80 anos de Silvio, o Domingo Espetacular, um dos programas de maior audiência na emissora do bispo, faz uma homenagem de 47 minutos ao dono do SBT.
Veiculada em um programa jornalístico, a matéria conduzida por Marcelo Rezende pouco tem de reportagem, passando pouco de uma homenagem. Mesmo as polêmicas envolvendo o “homem do baú” chegam a conclusões totalmente favoráveis a ele, invariavelmente. Uma ou outra entrevista elogiosa (como Wagner Montes, Raul Gil e Sérgio Mallandro), uma pequena propaganda de A Fazendo 4, algumas críticas a Globo. Além de um texto que resume a vida profissional de Silvio Santos e muitas imagens de arquivo, é a isso que se resumem os 47 minutos. O caso do Banco Panamericano é abordado de leve, mas a abertura da homenagem pergunta: “O que é um banco pra quem tem um império e o coração de todos os brasileiros?”. O encerramento, depois dos 47 minutos, repete: “Silvio sempre esteve e eternamente estará no coração de todos os brasileiro”. O personagem é, sem dúvida, interessante, mas porque isso tudo agora e desse jeito?
Ao mesmo tempo em que a matéria é produzida e veiculada, a Record compra a TV Brasil, até então afiliada do SBT em Campinas. Além disso, uma colunista da Folha de S. Paulo noticiou recentemente que Silvio teria recebido propostas de igrejas para a compra de horários no SBT. É difícil precisar em que direção apontam essas movimentações, mas o fato é que a aproximação súbita entre Record e SBT começa a montar uma parceria ainda mais forte para suplantar a hegemonia da Rede Globo. A audiência do Domingo Espetacular chegou a bater a do Fantástico, e foi transferida em parte para o SBT após o término do programa.
O problema é que trocar um domínio por outro não é a solução para a televisão brasileira. Tampouco democratiza efetivamente o espectro televisivo ter duas emissoras privadas dominando a quase totalidade da audiência. Em meio à briga entre Record e Globo,e a movimentações que agora envolvem também o SBT, é fundamental não perder de vista a necessidade de repensar a televisão brasileira.
Postado por Alexandre Haubrich"

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Padronização também atinge outros equipamentos das empresas de ônibus




Mais outra bomba para confundir os passageiros e até mesmo os rodoviários. A prefeitura não impos a padronização apenas para os ônibus. Ela também atinge as cabines de despachantes e fiscais. Hoje, ao passar no terminal Procópio Ferreira na Central do Brasil, eu passei no ponto final da linha 107 (Central-Urca) da Gire( ex-Erig) e ao passar por lá, ao invés de ver uma cabine igual a da antiga Erig, vi uma cabine com as cores da prefeitura no seu lugar e com o nome da empresa bem pequeno. Este negócio de padronização está indo longe demais. Daqui a pouco até o uniforme dos rodoviários vai ficar padronizado, se bem que este ja foi um dia quando era camisa azul com calça preta., mas neste caso vai ser muito ruim. Isso ainda vai ser fonte de muita confusão pensem nisso. E só!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Tv Verde Azul voltou ao ar desde o dia 29 de novembro de 2010

   
                                                Programação atual.

                                      Quando ainda retransmitia a falsa Tv Tupi.
         Depois de quase um mes fora do ar, a Tv Verde Azul canal 57UHF voltou ao ar. Agora ela transmite um console de satélite escrito "Bem vindo ao estilo digital", com as telas de função de "busca pre-configurada" e com a janela de aviso de " nenhuma programação encontrada". Ela não está mais retransmitindo a programação da falsa Tv Tupi. Isso é o maior exemplo de desperdicio de canal e concessão que possa conhecer hoje. Cá entre nós? Para que ter concessão? Pensem no que eu escrevi ha dois meses atrás. E só!

Ja estão sendo realizados testes do DRM no Rio em Fm

   A comissão do padrão DRM ja está realizando testes em Fm na frequencia de 94,7 com apenas 1w de potencia. Os testes estão sendo realizados na sede do Immetro em Xerem, Duque de Caxias. leiam o texto. "

Plataforma Brasileira do Digital Radio Mondiale

Este é o site da Plataforma Brasileira do DRM - Digital Radio Mondiale, também conhecido no Brasil como RDM - Rádio Digital Mundial.
Clique aqui para conhecer o intuito desta Plataforma.

Testes de DRM+ no Rio de Janeiro em 94,7 MHz

Nesse momento e até aproximadamente dia 17 de dezembro está no ar uma transmissão de teste DRM+ em 94,7MHz, a primeira no Estado do Rio de Janeiro.
Esse teste promovido pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Inmetro visa testar o sistema DRM+ em baixa potência, na faixa entre 1W a 25W. No momento a transmissão está no ar com 1W com alcance de aproximadamente 2km (em 4-QAM no MSC, em 16-QAM o alcance cai para um pouco mais de 1km).
A transmissão está sendo feita a partir do campus de Xerém do Inmetro, em Duque de Caxias.
Esses testes com DRM+ em baixa potência irão contribuir para a construção dos parâmetros técnicos necessários para rádios de baixa potência, como rádios comunitárias, irem ao ar com o sistema digital."
E só!
Fonte: http://www.drm-brasil.org/node/27

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pintura padronizada ja está sendo usada como papel higiênico


       Ontem a tarde, estive no terminal da Praça XV para pegar o 358 (antigo S11) para ir para universidade. Porém vi algo bastante curioso: um ônibus da linha 349 da viação Madureira Candelária com pintura padronizada. Até ai, nada de mais, mas havia um detalhe bem curioso nesta pintura: a parte onde fica logo da prefeitura estava completamente sujo de mãos pretas, o que dá a entender que a nova pintura padronizada está sendo utilizada como papel higiênico. Isso prova o quanto a população e os funcionários das empresas de ônibus desaprovam esta licitação de araque e principalmente esta padronização. Vejam as fotos!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sobre a tomada do Complexo do Alemão

Em cima dos acontecimentos ocorridos nos últimos dias, gostaria que vocês leitores do Fatos Gerais lessem este brilhante texto escrito pelo jornalista Hélio Fernandes, ex-redator do Tribuna da Imprensa e da também saudosa Manchete e reflitam. Isso é o que ocorre de verdade, um verdadeiro teatro como vocês viram na Tv e na midia. Pensem nisso! E só
"

População, a grande vencedora e colaboradora. Policia militar, civil, Marinha, FAB e Exército, merecem os maiores elogios. Mas por que não foi feito antes? E nada terminou na guerra ao tráfico.

Helio Fernandes

Fiz questão de colocar no título meu entusiasmo pela população LIBERTADA, e pela POLÍCIA (toda ela, seja de onde for ou vier) LIBERTADORA. Pois vou fazer muitas restrições, OBRIGATÓRIAS, e não quero deixar a impressão de que pretendo desmerecer a ação dessas polícias, que tiveram todo o apoio da coletividade dos morros “dominados” pelos traficantes.

Não era apenas o apoio simbólico, mas esses moradores sentiam a aproximação de viverem uma nova vida sem horror, sem intimidação, sem estarem vigiados e controlados dia e noite por esse bandidagem cruel e selvagem. Os moradores se arriscavam de tal maneira, que apenas no sábado, pelo “Disque-Denúncia”, deram 634 informações APROVEITADAS pela polícia. Foras as que não obtiveram confirmação.

Minha primeira restrição: a repetida afirmação feita preventivamente no sábado e apressadamente no domingo: “No fim da tarde, início da noite (ontem, domingo), estará tudo terminado”. Isso é exagero de expectativa, ou melhor, desinformação numa operação baseada toda em informação.

Ontem até podia estar se travando confronto militar importante, mas não final. Os bandidos só poderão ser considerados derrotados, exterminados, fora de circulação, com muitas, várias, diversas medidas fora desse anunciado “confronto militar”.

E isso não se faz num dia, numa semana, num mês, nem quero dilatar ou exagerar nesses prazos. São tantas as medidas indispensáveis no campo puramente administrativo (civil e militar), que sem o menor constrangimento, podemos apurar e estabelecer aqui, o que já foi feito em muitos países.

(México, principalmente, Colômbia, Itália, notadamente em Nápoles, e fundamentalmente nos EUA, com os quais temos enormes semelhanças. E cujos exemplos devemos seguir imediata e exemplarmente).

Antes de mais nada, a recuperação do policial, o homem e sua família. O homem-soldado recebe (fico envergonhado de dizer GANHA) 984 reais, não chega nem aos mil reais, tão badalados nos últimos dias. Também não têm comomanter as famílias, geralmente trabalham num esquema de 24 por 48.

O que significa isso? Que trabalham 24 horas e “descansam” 48. O que podem fazer no intervalo dessa vida que pode terminar de uma hora para a outra? Quando beijam mulher e filhos para irem ao trabalho, pode ser a última despedida, quantas vezes tem sido?

EM NY, POLICIAL GANHA 9 MIL DÓLARES

Comparação obrigatória mas que deveria ser levar à modificação da legislação, para que esses heróis diários, pelo menos pudessem se transportar, pagar aluguel, comer. E o colégio dos filhos, roupas, tudo isso com 984 reais? Vejamos nos EUA.

Em Nova Iorque (Manhattan), um policial fardado, ganha 107 mil dólares por ano. (Lá tudo é calculado e contabilizado por ano). Dá mais ou menos 9 mil dólares mensais, ou seja, 16 mil reais mensais. Não dá nem para escrever, a não ser com vergonha. E outras cidades pagam ainda melhor.

Se aposentam aos 20 ou 25 anos de serviço, de acordo com a ficha, sem qualquer punição. É um incentivo à dignidade, embora uma pequena minoria seja enquadrada no que chama de “policiais sujos”.

Mais ou menos há 100 anos, Nova Iorque era inteiramente dominada por gangues, que dividiam a cidade entre elas. (Existe até um belo filme dirigido por Martin Scorcese, “As Gangues de Nova Iorque”, quase ganhou o Oscar).

Parecia que isso jamais iria terminar, as gangues foram dizimadas. Até que tudo foi eliminado com a campanha vitoriosa do prefeito Rudolph Giuliani, (que pretendia ser presidente), mundialmente conhecida como “TOLERÂNCIA ZERO”. A IMPUNIDADE terminou aí, os corruptos foram presos, julgados, condenados e encarcerados, até muitos figurões,

Quando faremos isso aqui, se a acusação de corruptos e a conseqüente impunidade, estão no centro dessa mesma operação militar inédita? Por que só agora começaram a BLOQUEAR as CONTAS e os BENS dos traficantes e seus familiares? Como os números da mobilização do tráfico chegam a BILHÕES e BILHÕES, por que demoraram a atingir os traficantes no ponto mais importante. Que é o dinheiro para viverem e poderem comprar armas e drogas, nada disso existe no morro.

Uma ligação que deveria ser revelada e desvelada agora. Esses traficantes que sequestraram e aprisionaram milhões de pessoas, fisicamente não têm a menor categoria, são bandidos mesmo. Andam de sandálias e calças sujas ou bermudas, não têm a menor representatividade.

Quem negocia para eles a compra de fuzis (mais de três mil, confirmados) e as drogas que revendem a preços mirabolantes? Devem ter FIGURÕES da Zona Sul ou da Barra para representá-los.

Esses três advogados” presos, cúmplices e também “pés de chinelos”, sem a menor representatividade. Segundo a própria OAB reconhece, não são verdadeiramente advogados. Por que não afastá-los imediatamente da profissão, como faz o OAB dos EUA, lá conhecida como BAR OFFICE? Que age de forma fulminante .

A QUEM PERTENCE A MANSÃO DO TRÁFICO?

Às 14 e 20 minutos, a TV Globo, (com autorização, nada contra) mostrava seguidamente uma bela casa de três andares, luxuosa (luxo mesmo, com mármore, piscina, equipamento diversificado de eletrônica e computador, banheiro suntuoso), casa atribuída “a um alto chefe do tráfico”. Por que não divulgaram o nome desse “chefão”? E por que ele não estava presente? A “inteligência” tem a relação total e nominal dos “chefões” do tráfico.

E na verdade dessa hora em diante, foram “faladas mas não mostradas”, quantidades de drogas e de armamento. Os repórteres pareciam assombrados, perplexos, extasiados. Mas na verdade nada disso é impressionante diante do tempo e da movimentação ILEGAL que esses traficantes comandavam.

ONDE ESTÃO OS TRÊS MIL FUZIS?

(Dois especialistas, os coronéis José Vicente da Silva, da PM de São Paulo, e Paulo César Amêndola, da PM do Rio e fundador do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), falaram que existiriam cerca de três mil fuzis no Complexo do Alemão. Quantos foram apreendidos?)

Um momento emocionante (apesar de puramente simbólico) foi o hasteamento das bandeiras. Lembrava muito, proporcionalmente, o que acontece na Ilha de Wake, na Segunda Guerra Mundial. E que valeu dois belos filmes dirigidos por Clint Westwood).

A Globo, que fazia boa cobertura fotográfica, cinematográfica, tecnológica, quando entrou no terreno do comentário, comprometeu tudo. Faltou direção, deviam ter limitado atribuições. A análise em profundidade foi feita por quem não estava preparado, disseram textualmente: “É um momento de recuperação da polícia, que havia se desgastado completamente perante a população”.

Deviam fixar os terrenos dos repórteres e dos comentaristas. Em Langley e em Quântico, na Virginia, sedes da CIA e do FBI, há um painel na entrada, esclarecendo: “OPERADOR de campo, é uma coisa, OPERADOR de burocracia, outra muito diferente”. É exatamente o que houve ontem na cobertura da Globo, além do exagero sobre O FIM DO TRÁFICO.

A FARSA E MISTIFICAÇÃO DE CABRALZINHO

Faltando cultura, bom senso e conhecimento, nova desequilibrada da TV Globo, elogiando SUNTUOSA, DEGRADANTE e de forma ENTUSIAMADA, a farsa e a mistificação do governador cabralzinho. Sintetizemos o que ele disse:

1 – “Agradeço, emocionado, o APOIO QUE A POPULAÇÃO NOS DEU”.

2 – “SEM ESSE APOIO AO NOSSO TRABALHO, NADA SERIA FEITO”.

3 – “RECUPERAMOS UM TERRITÓRIO LINDÍSSIMOQUE VINHA SENDO PERDIDO HÁ 30 ANOS”. (Alguns desses governantes tiveram a colaboração-cumplicidade do próprio cabralzinho).

4 – “Temos que agradecer ao presidente Lula e ao secretário Beltrame, QUE COMANDOU TUDO”. Ha!Ha!Ha!

5 – E não podia terminar tanta farsa e mistificação, se não se enrolasse na “bandeira da moralidade” e se não dissesse: “Só um governo como o nosso, poderia concluir ESSA RECUPERAÇÃO, QUE É PARA SEMPRE”.

O delegado que comandou uma parte da operação, fez duas afirmações estranhas e que devem ser traduzidas. “A ocupação do Alemão foi PREOCUPADAMENTE TRANQUILA”. E depois: “Antes de fugirem, os chefões DESTRUIRAM a casa de luxo (era só uma?) e tudo o que podiam. As duas declarações se completando ou se contradizendo? “TRANQUILA DEMAIS”, e os CHEFÕES FUGINDO? Difícil entender ou compreender.

Estranhamente, poucos fatos. Mas muita coisa incompreensível, acontecendo quando não devia ou podia acontecer. Por que cabralzinho afirmou, “há mais de 30 anos isso existe”? Atingiu uma fase longa da ditadura de 1964/85. Cabralzinho sabe pouca coisa, mas contar até 30 ele sabe.

Quis então atingir os militares da ditadura? Mas o seu “envaidecimento”, sua “arrogância”, seu “idolatrismo” da afirmação “o povo está conosco”, não teria acontecido se a Marinha, o Exército e a Aeronáutica não tivessem desembarcado no Rio.

OS BANDIDOS FUGIRAM. HOUVE ACORDO?

Mas a surpresa, a estranheza e a perplexidade, deixam margem para especulações. No sábado, às 8 horas da noite, um dos coronéis que “chefiava” a operação, dizia: “Demos prazo aos bandidos para se entregarem até meia-noite. Se não se entregarem, começaremos a invasão”.

Um repórter não comprometido (existem, desde que fiquem longe dos “proprietários”) perguntou, “e se eles fugirem?” Resposta: “Não podem fugir, o Complexo do Alemão está todo cercado”. No dia seguinte, (ontem) ninguém foi preso, todos fugiram. Mas como e por onde?

Começou então a circular: foi feito acordo, os grandes traficantes “desapareceriam”, não seriam presos, mas deixariam de atuar. (Antonio Santos Aquino, sempre bem informado, deu até os nomes de quem poderia ter participado das conversas e negociações). A verdade é que ninguém dos que movimentam BILHÕES foi preso.

Recapitulando; por volta das 4 da tarde de sábado, uma “oferenda” surpreendente e rigorosamente inexplicável. O traficante Zen, do primeiro time, foi preso e apresentado triunfalmente, era o único.

Tentativa de explicação: esse bandido, cruel e sanguinário, covarde implacável, é um dos assassinos do jornalista Tim Lopes, barbaramente torturado. Mas esse Zen, que estava FORAGIDO há anos, sem que ninguém o encontrasse, o que foi fazer no Complexo do Alemão, na véspera e no dia da invasão?

O que diziam e com insistência: a “inteligência” das policiais sabia há muito onde estava esse Zen. Não quiseram prendê-lo a não ser numa emergência, que chegou ontem. Segundo informes, ele não estava no Alemão, foram buscá-lo e entregaram por caminhos diversos, para dar impressão de que estava no Alemão. E a “cobertura” da Globo, “terminava” gloriosamente.

E NINGUEM FALAVA NAS MILÍCIAS

Mas nada terminava aí, exatamente como a chamada invasão. Ninguém dava uma linha sobre as milícias, como se elas não existissem. Mas fontes me confidenciavam; “Helio, você não pode jogar fora uma existência de apaixonado pela informação, acreditando no que sugerem ou espalham como INVASÃO VITORIOSA”.

Acrescentou: “Tome nota, Helio, As milícias, ligadíssimas a Sergio Cabral, desde os tempos do Panamericano, receberiam aquele território enorme do Alemão e se implantariam ali. Os moradores, sempre enganados, mudariam de donos”.

E terminava: “Os milicianos não permitiriam DROGA, e como são menos cruéis, exaltam mais a alma de negociante e são ótimos em divisão, seriam os grandes vitoriosos”. (Pode não acontecer, mas não é hipótese surrealista).

Havia um clima de velório, abatimento, não prenderam ninguém importante? Então, depois da “falcatrua” prisional praticada contra um dos assassinos de Tim Lopes, desenterraram um episódio menor da véspera. E a TV concordou em retumbar, já havia sido recompensada. Um garoto assustado, simples “olheiro”, foi levado pela mãe (a TV Globo disse que foi o pai) à delegacia, explicaram: “Isso é prova de que TODOS CONFIAM na polícia”. Ha!Ha!Ha!

***

PS – A trombeteada invasão do Alemão, não foi invasão espetacular ou sensacional. Dava a impressão de “Tropa de Elite 3”, com roteiro e direção modificada. Por isso, ao contrário do filme de José Padilha, fracasso de público.

PS2 – Quanto ao sucesso de bilheteria, não se contabilizado, porque igual ao “mensalão”, não havia pagamento à vista. Mas muita gente enriquece “há 30 anos”. (Royalties para cabralzinho).

PS3 – Outros sinais de acordo. Pelo menos, na aparência. As polícias, todas, estão concentradas na descida e subida do Alemão, para fingir de “guerra” mesmo. Mas as ruas do Centro, Zona Sul e Barra, estão silenciosas, tranqüilas, bares movimentados."

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A coisa está feia no Rio

      O caos iniciado desde o começo da semana se extendeu até hoje com vários veiculos incendiados. No começo da manhã incendiaram um ônibus da viação Três Amigo, onde o motorista ficou em estado de chque. Hoje eu fui para uma consulta e de lá ia para universidade. Ao embarcar no 358( ex-S11) da Rio Rotas (esta empresa é um verdadeiro consórcio, uma vez que agrupa várias empresas como Ocidental, Santa Sofia, por exemplo, ja que a Pégaso não lidera consórcio nenhum) recebi a ligação da minha irmã para voltar para casa, pois todas as universidades suspenderam as atividades. Para não correr o risco de faltar, liguei para um colega de sala e o mesmo além de confirmar a suspensão das aulas me relatou que  ESTA CIRCULANDO UM BOATO DE QUE NO CENTRO DE CAMPO GRANDE HAVERIA ARRASTÕES. Na mesma região, houve queima de ônibus em Santa Cruz e na Cesário de Melo. Diante disso, voltei para casa imediantamente. Coisa está muito feia.
       Varias empresas de ônibus recolheram seus ônibus. Os rodoviarios se recusaram a trabalhar na madrugada de hoje temendo pelas suas seguranças. A empresa Lourdes suspendeu suas atividades hoje e tirou toda sua frotra da rua.
       Ao se ver isso acontecer nos ônibus, muita gente pode dizer que não tem nada a ver, mas com a padronização muita tragédia pode ocorrer, pois muita gente irá embarcar em ônibus errado e passar por situações como essa de incendios de ônibus e ainda, parar em comunidades como o Complexo do Alemão, por exemplo. Isso ja está acontecendo na prática. Um parceiro deste blog e colaborador do TV's do RJ quase pegou ônibus errado ontem. Isso aconteceu com o 786 da Rio Rotas com a nova pintura padronizada e ele teve sérias dificuldades para reconhecer o ônibus e justamente o da foto publicada aqui.
        Com relação ao trafico de drogas e a milicia a solução seria a mais simples possivel: trabalho a paisana. E só colocar policiais homens e mulheres como pessoas comuns e acima de qualquer suspeita e os colocarem para serem se infiltrarem como usuários de drogas, como tomador de serviços da milicia. E a partir dai extrair informações das quadrilhas. Depois é só prender co pouquissimas armas e sem enfrentamento. Mais ao invés disso,  este governo ineficiente prefere ficar enfrentando os bandidos da maneira que a gente está vendo na Tv. Assim não dá.
    No caso dos ônibus, é mais um motivo para você leitor deste blog participar deste abaixo assinado. Lembre-se, você corre sério risco de ver sua mobilidade prejudicada bem como a sua capacidade de denunciar maus serviços das empresas de ônibus e ainda, de escapar de eventos trágicos como estes Pense nisso! E só!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Caos nos transportes e na segurança e o Sergio Cabral que embarrear aumento para os policiais em pleno caos

    Ontem enquanto estive ouvindo a Voz do Brasil no ônibus em direção a minha casa, ouvi algumas coisas que me deixou estarrecido. Trata-se da PEC 300. Tal PEC vai uniformizar os salarios e beneificios dos contra-cheques dos policiais de todo Brasil ao de Brasilia, pois os policiais de Brasilia são os que tem a melhor remuneração do pais. Até ai ótimo, nada mais justo para quem é obrigado a arricar a vida todos os dias e se defrontar com situações desagradaveis o tempo inteiro. Mais o que me deixou estarrecido foi saber que O GOVERNADOR SERGIO CABRAL ESTÁ LUTANDO NO CONGRESSO PARA NÃO APROVAR ESTA PEC. ISTO É UMA AFRONTA AO RIO, QUE SEDIARÁ COPA E OLIMPÍADAS,  PRINCIPALMENTE AOS POLICIAIS QUE CONTINUARÃO SE CORROMPENDO E MORRENDO E A POPULAÇÃO, POIS MOSTRA O QUANTO ELE SE LIXA COM ELA. ENQUANTO ISSO O CAOS SE INSTALA NA CIDADE, E CARROS E ÔNIBUS VÃO SENDO INCENDIADOS E O MESMO DIZ QUE UPP RESOLVERÁ TUDO. Varios deputados como Marcelo Itagiba e Fernando Gabeira denunciariam isso na Voz do Brasil. O mais curioso de tudo  é que este governador está fazendo isso após as eleições. Vale lembrar que ele e o Eduardo Paes são do mesmo grupo e se utilizam das mesmas práticas para afrontar a população: trairagem. Pensem nisso! E só!

Ouçam: http://www.camara.gov.br/internet/radiocamara/?lnk=1940-PARLAMENTARES-DEFENDEM-MELHORIA-NA-INFRAESTRUTURA-AEROPORTUARIA-2017&selecao=MAT&materia=113593&programa=32

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Caos nos transportes de Bangu

      

                                                         O trem que eu estava.
      Hoje, eu embarquei as 16:45 no trem do ramal de Santa Cruz para ir para universidade, porém quando chegou na estação Guilherme da Silveira o trem ficou estacionado na plataforma. O motivo: tiroteiro na estação Senador Camará. Ainda sim o trem seguiu até Bangu. Chegando la, foi anunciado que por tempo indeterminado os trens não mais seguiriam para Santa Cruz e retornariam a Central do Brasil. A partir deste momento o caos se instalou, pois sairam verdadeiros formigueiros humanos da estação em direção ao calçadão em busca de condução para seguirem aos seus destinos. Como vocês verão nas fotos, muita gente viajou pendurada nas portas dos ônibus, muito empurra-empurra e a PM interviu para organizar os passageiros. Eu que ia para faculdade acabei desistindo ja que não havia condução para chegar lá.

     A causa do tiroteio foi por causa de uma ronda que a policia estava fazendo na estação de Senador Camará. Ao passarem pela estação, bandidos armados trocaram tiros com esta ronda. Muitos passageiros tiveram que se deitar no chão para não serem atingido. A consequencia disso é o que vocês estão lendo e vendo agora, ou melhor o reflexo disso.
     Uma coisa que me choucou bastante lá foi ver uma cadeirante tendo que ser transportadas por várias pessoas numa escadaria imensa e cuja a passarela possui um espaço extremamente estreito. Por que fiquei chocado? Fiquei, pois mostra o quanto a Supervia e o governo do estado tratam a população. Enquanto o Metrô está colocando elevadores, banheiros e melhorando os acessos aos deficientes físicos, a Supervia nada faz a não ser roubar o estado quando tira trilhos e AMVs desnecessariamente, quando coloca um trem na estação Maracanã para ser vandalizado de propósito, ou seja, ela só quer receber e não investe um centavo na concessão que possui. Como o governo renova antecipadamente esta concessão com uma empresa tão imcompetente? E quanto aos entusiastas da privatização? Cadê eles? Como sempre ficam com a cara de taxo e vão embora com o rabo entre as pernas.
      Este é o retrato dos transportes da cidade que com a padronização das pinturas dos ônibus só vai piorar. Tudo isso só vai mudar o dia que o povo fazer quebra-quebra, pois nem no voto se pode confiar ja que a urna eletrônica é completamente fraudável e isso ja foi comprovado na prática. Basta ver como o governo trata a estrutura de dados da Receita Federal em relação ao TSE, onde no primeiro se utiliza todas as formas de segurança da informação, enquanto que no segundo é tudo a disquete, na base da malandragem e do ocultismo. Enquanto o povo não fizer quebra-quebra, não invadir a casa dos politicos fazendo justiça com as proprias mãos, isso não vai mudar. Muita gente vai dizer que a educação pode mudar tudo isso, de fato muda, mas com esta estrutura que está ai, quem se beneficia dela jamais vai melhorar a educação ou coisa parecida. Por isso que cito a questão da revolta popular mesmo que não adiante muito, mas pode mudar muita coisa. Pensem nisso! E só!


                                                        Estação de Bangu.


                                                 População perdida e sem rumo.
                                         Tumulto no ponto de ônibus da Avenida Santa Cruz.
                                        Tumulto no ponto de ônibus da Avenida Santa Cruz.

                                                                    Estação lotada.
                                                    Tumulto na Rua Silva Cardoso.

                                             Passageiros pendurados nos ônibus.

                                             A PM tentando organizar os passageiros.
                                                  Tumulto na Silva Cardoso.
Onibus padronizado da Rio Rotas, repesentando a licitação de araque, onde um ônibus velho foi repintado, conforme denuncia do Marcelo Pereira do blog Terminal Laranja.
                                                               Estação lotada.
                                                        E mais tumulto.
                                                    Tumulto no embarque dos ônibus.
                                                     Uma esperança no meio do caus.

                                                       Passageiros pendurados.
                                                                     E mais tumulto.
                                         E fila de embarque até no meio da rua. Um veradeiro caos!