sábado, 14 de novembro de 2009

Sobre o apagão do dia 10/11

Nesta ultima terça-feira(10/11), eu estava em Realengo no aniversário de 1 ano da minha sobrinha e quando foi por volta de 21:45 eu, minha tinha, minha mãe fomos para o ponto de onibus. Minha tia e seu neto embarcaram no primeiro ônibus que veio. Nesta momento eu fui levar minha mãe para casa quando o apagão aconteceu e como foi perto de casa levei minha mãe para la, de lá fui para casa da minha namorada. A principio eu pensava ser uma daquelas quedas de luzes localizadas onde falta numa rua ou bairro e permance com luz no restante da região, não foi o que aconteceu. Ao embarcar no onibus da linha 742(Cascadura x Padre Miguel), por todo lugar que passei era um breu só. Em muitas casa havia luz,pois muitos usavam lampadas de emergência e no caso dos grandes empreendimentos comerciais como shopings, gerador. Eu estava de posse de uma pequena lanterna de led que ganhei de um evento na Marina da Gloria e foi com ela que me guiei o tempo todo.
Peguei este onibus no intuito de pegar o metrô em Coelho Neto e dali seguir para Copacabana, mas não tinha idéia da extensão que o apagão causou. Ao passar por este bairro, o mesmo era uma escuridão só e o motorista me aconselhou veementemte a não desembarcar lá sob o risco de ser assaltado. O mesmo dirigia com medo, pois tinha medo que bandidos o parassem e incendiasse seu onibus, fato esse que ele relatava aos passageiros e aos parentes pelo celular. Desembarquei em Madureira onde tanto o trem quanto o metrô estavam parados por conta do apagão e no caso de Madureira, um trem ficou com seu farol acesso para facilitar a locomoção das pessoas. Dali peguei o 261(Mal.Hermes x Carioca) e por todos os lugares que passei era só escuridão. Assim que embarquei neste ônibus, eu liguei meu mp3 e fiz uma varredura na faixa de FM. varias emissoras estavam fora do ar, outras ainda se mantiveram por um tempo e logo sairam do ar também.Vejamos segudo esta lista:
Emissoras que ficaram permanentemente no ar:
FM O Dia
JBFM
OI FM
CBN
Tupi
NAtiva
Melodia
Bandnews Fluminense
MPBFM
BEAT98
Aleluia 105
Mec FM

Emissoras que ficaram fora do ar:
Fm104,5
Roquete Pinto FM
93FM
Transamérica
Catedral
Gospel
Nossa Radio
Tribuna.
Emissoras que ficaram parcialmente no ar:
Sulamérica PAradiso
Mix Fm.

Emissoras que fizeram cobertura parcial ou total do apagão:
Bandnews
CBN
Tupi
FM O Dia
Globo AM
MPBFM
Emissoras que permaneceram no ar, mas não fizeram a cobertura do apagão:
Nativa
JBFM
OI FM
Beat 98
Bandeirantes AM
Melodia
MEc FM
REde Aleluia 105

Dessas a que melhor fez a cobertura do acontecimento foi a Bandnews, pois esta colocou todo departamenteo de jornalismo e reportagem a disposição do evento, ou seja, 100% dos profissionais estavam presentes, inclusive o Boechat. E ainda fizeram mais, colocaram todos os canais de comunicões disponiveis ao ouvinte como telefone, twitter, email, celular e etc, a serviço da população. Enquanto isso a CBN e a Tupi só começaram a fazer cobertura do acontecimento quando o jogo acabou e no caso da Tupi fez uma cobertura chapa branca em defesa do governo federal. Outra que surpreendeu foi a FM O dia que deixou sua progração podre de lado para também fazero mesmo da Bandnews, ou seja, prestar serviço a população. E nesta hora que o radio mostra sua força e não só apenas o rádio, mas as radios de noticias que são alvo de críticas. Mais são justamente elas que nos colocam a par do que está acontecendo no momento, pois radio não é só musica e diversão, mas principalmente prestação de serviço acima de tudo ja que numa situação como essa onde não se tem como assistir T e nem todos os lugares tem cobertura de celular 3g e nem publico suficiente para isso, é nessas horas que o radio mostra a sua utilidade. E vou mais além, ainda que sendo no Fm, não deixa de perder tais funções citadas, pois o AM está sendo impiedosamente esquecido pelos fabricantes de eletro-eletrônicos portateis, diante disso tais radios acabam cumprindo sua função legal e contratual que e a de manter o cidadão imformado em momentos como esse.
Voltando a minha rotina, desembarquei do 261 entre a Presidente Vargas e a Rio Branco e dali peguei o 474 (Jacaré X Jardim de Alá). Ao descer em Copacabana, lá estava um breu só. E quando eu cheguei no prédio onde mora minha namorada óbvimante o elevador estava parado, então eu subi as escadas em direção ao 8º andar com a ajuda da minha lanterninha, pois sem ela não teria conseguido subir. Ao chegar na casa da minha namorada, eu liguei meu MP3 numas caixinhas de som e fiquei ouvindo a CBN, quando as 1:30 de 11/11 a luz voltou. Nas regiões mais abastadas como a Zona Sul, a luz voltou logo. Ja em regiões como a Zona Oeste Baixada Fluminense, a luz só voltou apartir das 5:00 da manhã. Sendo que no caso de Realengo e Jacarépagua a luz era para ter voltado a mais tempo, pois tais regiões ficam próximo do centro regional de ditribuição de energia elétrica de Furnas que fica no sub-bairro do Pau da Fome em Jacarépagua que por sua vez é distante 10Km de Realengo. Logo tais bairros deveriam ter tido a luz antes de Copacabana, por exemplo. A outra coisa que me chamou a atenção é com relação as usinas de Angra. Ai eu me pergunto: para que elas servem então? Ja que o Rio fica na ponta do sistema de distribuição de Itaipu, logo elas deveriam entrar no lugar imediatemente, senão fornecendo energia no lugar de Itaipu em definitivo. Dizem que elas foram desligadas para evitar danos. Tal desculpa é uma absurdo ja que se o problema não era nas redes que cobrem o estado do Rio, logo ela deveria ter entrado em operação bastando desligar momenteamente as conexões do Rio com Itaipu e conectando com Angra. Isso mostra o quanto se gastou dinheiro em algo que poderia ser bom e se tornou quase imprestavel e ainda preigosos ,pois em caso de explosão, não uma rota segura para se escapar de la, pois em angra não há aeroporto, a ferrovia que tem lá é extremamente precaria e as unicas estradas que tem lá são de mão unica, ou seja, temos uma bomba e não nos damos conta disso. Isso é uma Vergonha! E só

Nenhum comentário: