Uma das que mais me impressiona e me deixa bastante indignado é a maneira como as empresas prestadoras de serviço encaram a Zona Oeste. Ja chega as três esferas de governo nos despresarem, o que para mim ja é um absurdo, para completar a iniciativa privada nos vira a cara.Quando me refiro a Zona Oeste falo de toda uma região em que eu excluo a Barra, Recreio e parte de Jacarepaguá, pois para mim estes bairros não fazem parte da Zona Oeste e sim de uma imaginária Zona Leste, pois estes bairros nada tem há ver com esta região, pois os serviços neles são melhores que os demais.Zona Oeste para mim é: Deodoro, Magalhães Bastos, Realengo, Bangu, Padre Miguel, Campo Grande,Paciência, Guaratiba, Santissimo, Senador Camará, Sulacap, Sepetiba e Santa Cruz.São verdadeiramente estes bairros que compõe a Zona Oeste, que tem tudo para crescer e tem um mercado consumidor gigantesco e com ótimo poder de compra que ainda sim é desprezado pelas empresas, incluindo as de ônibus.
Este desprezo vai contra os principios do Capitalismo, pois para que o lucro se torne real, é preciso se valorizar todo e qualquer mercado consumidor disponivel e com potencial de lucro, coisa que as empresas daqui ainda não enxergaram ou não querem enxergar.Um dos motivos pelo qual o Estado de São Paulo cresceu foi justamente esse, pois la essas mesmas empresas que aqui desprezam esse mercado, la eles aproveitam todo o mercado da extensão da capital, da região metropolitana e de boa parte dos municipios do interior como Santos, São José dos Campos, Campinas, Bauru, Sorocaba e etc. E foi este mercado consumidor que as atraiu para la e as fizeram instalar suas matrizes lá, pois como as regras do Capitalismo diz, iremos aonde tivermos maior mercado para termos lucro, o que por sua vez faz com que se atraia mais empresas para e por conseguinte mais gente.Aqui no Rio tanto as empresas filiais como aquelas que tem matrizes aqui desprezam o mercado que tem.
Por que falo isso? Falo isso, pois sou nascido e criado em Realengo e desde que me entendo por gente vejo o quanto somos desprezados.Posso afirmar que melhorou bastante coisa por la, pois até dez anos atrás, metade das ruas de Realengo não eram asfaltadas, coisa que se repetiu em varios bairros da Zona Oeste.O serviço de onibus la melhorou, pricipalmente depois que a Bangu e Andorinha, que era do Jacob Barata, foram vendidas, pois no caso da Bangu houve a reativação de várias linhas, incluindo a 742.Ja em outros bairros como Campo Grande, parte de Bangu, Santa Cruz, Sepetiba e Guaratiba, continua o suplicio.Existem varias linhas desativadas e outras que funcionam precariamente. As empresas dizem que o serviço é precario por causa das kombis e vans piratas, sendo que as primeiras são culpadas disso, pois nunca valorizaram este mercado consumidor.Em compensação na Zona Sul se tem onibus e linhas de mais e os empresários de lá não reclamam.
O mesmo acontece com serviços de telefonia, internet banda larga e gaz encanado. Enquanto na Zona Leste do Rio, Centro e Sul tem todos os serviços destas empresas disponiveis, na Zona Oeste, elas viram as costas.Eu quis contratar esses dias um serviço de banda larga para minha residência e para minha surpresa nenhuma empresa disponiliza o serviço e no caso da Oi o 3G não chega lá e das outras operadoras de celular a velocidade é quase a da internet discada. Gaz encanado só no centro de Bangu e Realengo, no restante é gaz de butijão.
Como eu disse é um mercado consumidor forte e com capacidade de consumo, pois é vai do camelô ao médio empresario, passando por funcionários públicos, de empresas multinacionais e mesmo de grandes empresas.Todos com capacidade de consumo.Mercado este que está indo para o ralo.Se quer evitar favelizações na Zona Leste, Centro e Sul, congestionamentos, desemprego e reduzir a violência, invista nesta região, pois foi pensando desta forma que as grandes economias do mundo cresceram, ja que as mesmas nunca desprezaram seu mercado nativo.Pensem nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário